sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Libertadores 1997



Seguindo com as participações do Grêmio na libertadores vamos para o ano de 1997.

O Grêmio se classificou pra libertadores como campeão brasileiro de 96, caiu no grupo 4 com o Cruzeiro, Sporting Cristal e Alianza Lima (os dois últimos times peruanos da capital Lima).

O Técnico Felipão saiu no final de 96, no seu lugar entrou Evaristo de Macedo. Alguns jogadores, como Adílson, foram embora e nenhum reforço significativo foi trazido. Na época a renovação de Paulo Nunes foi comemorada como um reforço.



O Grêmio iniciou bem, ganhando do cruzeiro fora de casa, depois mais 2 jogos fora ( 1 vitória e 1 derrota), ficando tudo encaminhando para os 3 últimos jogos em casa ( 1 derrota e 2 vitórias) e o Grêmio se classificou em primeiro com 12 pontos. Na época o time foi duramente criticado pela derrota no olímpico para o Cruzeiro, que estava em situação complicada na tabela.


Nas oitavas de final o tricolor enfrentou o desconhecido Guarani do Paraguai. No jogo de ida, no estádio Defensores del Chaco uma derrota por 2 x 1. Rivarola foi expulso por reclamar dos dois gols marcados em impedimento pela equipe paraguaia. O técnico Evaristo de Macedo foi igualmente expulso e apanhou da polícia local.



O jogo de volta no olímpico foi complicadíssimo. No primeiro tempo o Grêmio saiu na frente com um gol de Paulo Nunes. No segundo tempo o jogo se encaminhava para os pênaltis quando Ovellar empatou o jogo aos 41 minutos do segundo tempo, resultado que eliminava o tricolor. O Grêmio foi pro tudo ou nada e Rodrigo Gral fez o gol salvador aos 47 do 2º, levando o jogo para os pênaltis. As penalidades foram muito mal batidas, e o tricolor ganhou por apenas 2 x 1. Rodrigo Gral foi autor da cobrança mais patética, tentando, durante a corrida, mudar o pé que bateria o pênalti.


Nas quartas de final novamente o regulamento obrigava o cruzamento entre os brasileiros. Aí aconteceu algo lamentável. A seleção brasileira disputaria de 11 a 29 de junho a Copa América. Paulo Nunes foi convocado. Já Dida, selecionável do cruzeiro não foi convocado. O Grêmio pediu insistentemente que Paulo Nunes se apresentasse após as quartas de final ou não fosse convocado. Não houve jeito e o Grêmio ficou sem o seu melhor jogador para as quartas.

No Mineirão 2 x 0 para o cruzeiro. No olímpico, o volante Fabinho fez um gol enquanto esperava atendimento médico. o grêmio virou pra 2 x 1 mas não conseguiu fazer o 3ºgol que levaria para os pênaltis.



Recentemente o presidente do Grêmio na época afirmou que Marco Antônio Teixeira (secretário geral da CBF) foi condecorado pelo Cruzeiro no final de 97, insinuando que fora ele o responsável por essa manobra.


Time base
: Danrlei; Arce, Rivarola, Mauro Galvão e Roger; Dinho, Goiano, Emerson e Carlos Miguel; Paulo Nunes e Zé Alcino.

Reservas: Luciano, Wágner, André Silva, Otacílio, João Antônio, Rodrigo Gral, Maurício, Marcos Paulo, Dauri

Técnico: Evaristo de Macedo


1ª Fase - Grupo 4
19/02/97 - B
elo Horizonte - Cruzeiro 1 x 2 Grêmio - Gols do Grêmio: Zé Alcino e Emerson
04/03/97 - Lima - Alianza Lima 0 x 4 Grêmio - Gols: Zé Alcino e Carlos Miguel (3)
07/03/97 - Lima - Sporting Cristal 1 x 0 Grêmio
12/03/97 - Porto Alegre - Grêmio 0 x 1 Cruzeiro
21/03/97 - Porto Alegre - Grêmio 2 x 0 Alianza - Gols: Emerson e Zé Alcino
15/04/97 - Porto Aelgre - Grêmio 2 x 0 S.Cristal - Gols: Paulo Nunes e Dauri

Oitavas de Final - Guaraní (Paraguai)
23/04/97 - Assunção - Guaraní 2 x 1 Grêmio - Gol do Grêmio: André Silva

06/05/97 - Porto Alegre - Grêmio 2 x 1 Guaraní - Gols: P.Nunes e Rodrigo Gral
obs: Nos pênaltis Gremio 2 x 1

Quartas de Final - Cruzeiro
27/05/97 - Belo Horizonte - Cruzeiro 2 x 0 Grêmio
03/06/07 - Poa - Grêmio 2 x 1 Cruzeiro - Gols: M.Galvão e Zé Alcino

Nenhum comentário: