terça-feira, agosto 04, 2009

Reunião Conselho Deliberativo - 30/06/2009 - Cláusula de Barreira

Já faz mais de um mês que lamentei o ocorrido na reunião do Conselho Deliberativo de 30 de junho, onde foi reprovada a proposta de redução de cláusula de barreira.



Nesse meio tempo, blogs como Grêmio Libertador e Imortal Tricolor  publicaram posts interessantes sobre o tema (leitura obrigatória para quem está interessado neste assunto). O blog do Grêmio Acima de Tudo fez uma manifestação mais geral sobre o conselho, mas que se aplica perfeitamente ao caso.



Houve algum debate na Internet, mas não surgiram novas informações. O Site do Grêmio sequer noticiou a reunião. Os movimentos não listaram os votos de seus conselheiros.



Assim sendo, fui obrigado a correr atrás de maiores informações. E elas são bastante curiosas, para não dizer revoltantes.



Cerca de 180 conselheiros compareceram na reunião.



Dos mais de 120 que não compareceram, apenas 15 justificaram suas ausências.



Não vou nem entrar na questão das promessas eleitorais. Mas achei muito "curioso" que alguns conselheiros que recentemente se posicionaram de forma favorável a redução simplesmente deixaram de ir na reunião e sequer justificaram suas faltas.



Também achei estranho que alguns conselheiros que assinaram a proposta não se dignaram a comparecer na reunião ou apresentar uma justificativa para o não comparecimento.



Pode parecer ingenuidade da minha parte querer exigir uma conduta diversa, mas na época da última eleição para o Conselho, as duas chapas que elegeram representantes tinham como bandeira a redução da cláusula e a transparência nas decisões do órgão.



Para finalizar, gostaria de dizer que minha posição é bem clara. Sou contra a cláusula de barreira, em qualquer percentual, para a renovação do Conselho Deliberativo. O percentual atual é um atentado contra a democracia.

 

5 comentários:

Gustavo disse...

Dia 12 tem nova reunião para debater o tema, né? Já vai ser para votar?

Lourenço disse...

Eu acho que a eleição para o Conselho Deliberativo não deveria ter cláusula de barreira ou uma cláusula de barreira mínima, como 10%, justamente porque o Conselho tem de ser plural e lá devem caber também as minorias, é lá que o clube pode se oxigenar.

Para Direção do Clube, no entanto, concordo com a manutenção da cláusula de 30%. Presidente não consegue governar direito com minoria, que se diga com uma base menor que 30%.

Sancho disse...

Bingo, Lourenço! É exatamente o que penso...

André Kruse disse...

http://sempreimortal.wordpress.com/2009/10/03/de-colaborador-quem-votou-a-favor-contra-e-quem-nao-votou/

Neste pleito (chapa para renovação do Conselho) votaram CONTRA a proposta de redução do percentual 11 conselheiros, a saber: (em ordem alfabética)

Apolinário Krebs Martins Cardoso

Décio Diglio Selaimen

Denis Vieira Abrahão

Elvio José Pires

Ema Tereza Fachin Coelho de Souza

Francisco Antonio Martins Costa Motta

Ney F. Feijó

Léo Coronato de Oliveira

Marcos Bier Hermann

Sarjob Aranha Neto

Walter Roberto Barcellos Poli

Dos nomes que assinaram a lista de presenças, antes do início da sessão, não responderam à chamada (feita de forma nominal) para declarar seu voto, os seguintes conselheiros: (em ordem alfabética)

Fernando Flores Cabral Júnior

João Carlos Silva Severiano

João Cesar Pedrotti

José Silvas

Leandro Ioschpe Zimermann

Luiz Antonio Moreira

Luiz Roberto S. Marczyk

Miguel Pergher

Otomar O. Vivian

Paulo Vieira Silva

Paulo Zanchi André dos Santos

Reginaldo Pujol

Sergio Mattos

Sergio Vasquez Souza

André Kruse disse...

http://sempreimortal.wordpress.com/2009/10/03/de-colaborador-quem-votou-a-favor-contra-e-quem-nao-votou/

Já na votação seguinte (redução da barreira para a aprovação da chapa para presidente/conselho de administração) foram colhidos 90 votos CONTRA e 72 favoráveis.