segunda-feira, janeiro 30, 2012

Gauchão - Juventude 2 x 1 Grêmio


O Grêmio não fez uma boa partida em Caxias. O time pareceu pouco entrosado, com peças que não se combinavam (o que é natural para essa altura da temporada). O tricolor até conseguiu atacar bastante, especialmente pelos dos lados dos campos com seus alas, mas sempre que a bola se aproximava da meta adversária se via uma hesitação dos gremista em tentar a conclusão (como no lance em que Júlio Cesar driblou o goleiro e preferiu não arriscar um chute com pouco ângulo). Os zagueiros gremistas jogavam distantes e os meio-campistas pouco apareceram (Fernando foi o que mais tentou, Douglas parece não ter entrado em campo).

Victor foi a grande figura do Grêmio na partida. O que nem sempre é bom sinal, no que tange o desempenho da equipe. A dupla de ataque foi bem. Moreno ainda carece de melhor forma, mas Kléber mostrou que tem talento e disposição para incomodar a defesa adversária.

O Juventude esteve melhor na partida, mas não foi tão superior como o comentarista da televisão insistia em repetir. O time da serra mostrou-se mais organizado e mais feliz na sua proposta de jogo, conseguindo aproveitar os erros do Grêmio e a situação criada pelo juiz da partida. Mas foi o justo vencedor da partida, conforme bem reconheceu o presidente Paulo Odone.


Eu insisto que é incoerente investir tanto dinheiro em jogadores, técnicos, estádios e fazer pouco caso da questão da arbitragem. É preciso atentar para esse tema. E isso vale para quem comanda os clubes e para quem organiza o campeonato.

Já faz algum tempo que Anderson Daronco desistiu de ser um bom árbitro, optando por se tornar um juiz que grita com atletas enquanto mantém a pose de mau. Mas ontem ele foi especialmente desastroso.

Começou levando uma pressão do time da casa por não marcar um pênalti em Mário Fernandes. Depois disso, mostrou cartão amarelo para Fernando e Grolli em lances que sequer existiu falta. No segundo tempo, deixou de dar um pênalti claro em Kleber (num lance parecido com o que gerou o pênalti em Marcelo Moreno). Expulsou acertadamente o jogador Bruno Salvador, mas deixou que Athos mudasse o lugar da cobrança da falta que foi repetida, e que ocasionou o segundo gol do Juventude. Claramente tentou compensar ao injustamente apresentar cartão vermelho para Gabriel, que mal enconstou no adverário.
Link
Melhor ainda foram os comentários de Maurício Saraiva, que insistia em ver uma boa atuação do árbitro. O jornalista não viu maldade no lance em que Bruno Salvador atingiu Kleber na canela com as travas da chuteira. E a dupla que transmitia o jogo, apesar de falar ininterruptamente, silenciou sobre um impedimento muito mal marcado em Júlio Cesar no primeiro tempo. No segundo tempo, a mão de Gabriel no peito de jogador do Juventude virou um golpe "contra o rosto" do adversário. E teve um lance de pênalti em Mário Fernandes, segundos antes da expulsão, que entra no rol daquelas jogadas em que inexiste replay.

É cedo e o Gauchão vale pouco. Mas é impressionante notar como são tumultuados os jogos da competição. Desnecessariamente tumultuados.

Fotos: Terra (Wesley Santos) e Correio do Povo (Cristiano Estrela)

Juventude 2 x 1 Grêmio

JUVENTUDE: Jonatas; Rafael Mineiro, Rafael Pereira, Bruno Salvador e Everton; Deoclécio, Nem, Alan (Nico Martínez, 4'2T) e Athos (Tássio, 30'2T); Jonatas Belusso (Ricardo Filho, 12'2T) e Zulu
Técnico: Antônio Picoli.

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Saimon e Douglas Grolli; Gabriel, Fernando (Marquinhos, 19'2T), Léo Gago, Douglas (Marco Antonio, 11'2T) e Julio Cesar (Bruno Collaço, 34'2T); Kleber e Marcelo Moreno
Técnico: Caio Júnior.

3ª Rodada - 1º Turno - Campeonato Gaúcho 2012
Local: Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS)
Data: 29/1/2012, domingo, 17h00min
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: José Inácio Souza (RS) e Vilmar Burini (RS)
Público: 9.492 pagantes.
Renda: R$ 227.225,00
Cartões amarelos: Rafael Mineiro, Bruno Salvador; Douglas Grolli, Fernando e Kleber
Cartões vermelhos: Bruno Salvador (JUV), 10'2T e Gabriel (GRE), 16'2T
Gols: Zulu, 32'1T(1-0) e Douglas Groli (contra), 14'2T(2-0); Kleber, 45'2T(1-2)

Nenhum comentário: