domingo, fevereiro 12, 2012

Victor - A cobrança e comparação

É sabido que quanto maior a capacidade do profissional, maior é a cobrança em cima dele. Victor não escapa disso, mas no meu modo de ver, com ele a exigência é desproporcional, ganhando ares de campanha sistemática contra o atleta.

É claro que há muita corneta e muita flauta no meio disso tudo, recheadas de teses furadas e de psicologia barata. Isso pode até ajudar a explicar este fenômeno, mas de forma alguma justifica as injustiças que vem se cometendo contra esse atleta.

Uma delas, foi a escolha dele, pela revista Placar, como pior goleiro do campeonato brasileiro de 2011. Um completo exagero, ainda que se admita que 2011 foi o ano menos feliz do arqueiro gremista. Contudo, desde 2008, não há goleiro igual no Brasil (e especialmente no Rio Grande do Sul). Basta olhar a média das atuações desde então ou verificar as premiações individuais do período.

Há uma pressa em enxergar falhas de Victor, e na inversa proporção, existe uma dificuldade em reconhecer seus méritos. Um tratamento injusto em relação aos seus pares. Um exemplo disso está acontecendo neste início de 2012, na comparação da avaliação feita pela imprensa das atuações de Muriel e Victor.

No grenal, cada um dos goleiros sofreu dois gols. Se houve alguma falha, esta aconteceu do lado colorado. Mas na cotação da Zero Hora, Victor ganhou nota 4, enquanto Muriel recebeu um 7.


Numa partida na Colombia, Muriel soltou uma bola nos pés do avante do Once Caldas. A Zero Hora não viu falha. Custo a acreditar que o tratamento seria o mesmo se o lance fosse com Victor.

Por último, toda terça-feira a Zero Hora divulga a média das suas avaliações. Até 7 de fevereiro, Victor e Muriel tinham feito os mesmos 5 jogos e sofrido os mesmos 7 gols. A média de Muriel é de 6.8, enquanto a média de Victor é de 6.4. Difícil de entender.

5 comentários:

Daniel disse...

O Victor é o cara certo no lugar certo, mas na hora errada. Jogasse ele na era Felipão, teríamos sido ainda mais vitoriosos (convenhamos, Danrlei é um ídolo, mas não era metade do goleiro que o Victor é). Infelizmente, o cara nos apareceu na pior década da história do clube. E paga pela fragilidade dos últimos elencos que tivemos.

E o pior é ver gente bancando os entendidos e dizendo que o Victor falha por motivos psicológicos e que ele não tem liderança pra ser capitão. Essa gente anda no vestiário do Grêmio. Sabe como é a relação dele com os outros atletas? Até concordo que é melhor que o capitão seja um jogador de linha pela mobilidade em campo, mas questionar o Victor por esses fatores é muita irresponsabilidade.

Tarsis Salvatore disse...

Não é difícil de entender. A necessidade da imprensa vermelha em denegrir alguns atletas e plantar crises no Maior do Sul é tanta vezes desproporcional, que beira o patológico. No Grenal disseram que o gol gremista foi acidental e 'esqueceram" que o gol símio foi um chute de fora da área que desviou em 2 zagueiros.

Mas o que é pior mesmo são os corneteiros de plantão, engolindo qualquer coisa.

No jogo contra o Santa Cruz novamente acharam que era culpa do Victor o primeiro gol. Agora, ninguém analisa que com a defesa que o Grêmio tem hoje, o Victor (mas poderia ser qualquer outro goleiro) simplesmente não tem como confiar que a bola aérea será afastada e por vezes precisa se arriscar pra tirar o perigo.

Enfim, é triste. Sei que Victor teve baixos recentes, mas perseguir um jogador como ele beira o ridículo.

Cassiano Silveira disse...

Tchê! Nem perca teu tempo tentando achar explicações pra essas bobagens que a imprensa esportiva gaúcha macaca escreve ou diz.
São um bando de velho gagá, torcedores do time que tem sede em um aterro, e adora exaltar qualquer coisa daquele bando de puto e degradar o Tricolor.
Mas não dê bola. São tudo viado.
Quanto a Victor e muriel (se isso é nome), no dia em que ele defender 10% do que defendo o Victor, ele pode procurar vaga no São José. por enquanto o lugar dele é naquele muquifo, fedendo a bosta.
Tenho dito.

Diogo disse...

O comentário sobre o Victor (e sua nota) na Cotação ZH resume a forma como parte da imprensa trata o goleiro do Grêmio: sem o mínimo de seriedade. O pior é que quando tentam ser sérios, partem para a psicologia esportiva blablabla...

Marcelo disse...

Essa perseguição aos atletas do Grêmio vem de longa data.

Esse final de semana estava lembrando que o Jonas e o Maxi Lopez (que estão se saindo muito bem na europa) eram avacalhados e tratados como pernas de pau por estes "formadores de opinião".