sexta-feira, junho 29, 2012

Adianta reclamar?

Eu falei aqui no blog sobre a criação da "ouvidoria de arbitragem" pela CBF. Esperava que o Grêmio fizesse bom uso de tal canal. Mas para minha surpresa (até o dia 23 de junho) o clube não encaminhou nenhuma reclamação sobre a arbitragem de seus jogos no Brasileirão. Conforme explica o ex-juiz Leonardo Gaciba em seu blog:


"Esta semana mantive um contato com Aristeu Leonardo Tavares, responsável pela ouvidoria de arbitragem da CBF.

Estava curioso a respeito do número de reclamações oficiais dos clubes depois de aproximadamente 3 meses da criação deste canal oficial para que as equipes brasileiras possam mostrar seu descontentamento com a atuação dos árbitros que dirigem as competições oficiais da entidade.

[...]

Confesso que fiquei surpreendido ao ser informado que foram recebidas apenas 3 reclamações formais durante este período. Não estou falando apenas do campeonato brasileiro da série “A”, na verdade, a principal competição do futebol brasileiro teve apenas 1 reclamação.

Falo do jogo entre Ponte Preta e Atlético MG onde a equipe paulista solicitou a análise de um lance de área a seu favor. Além dessa, na série “B”, o CRB reclamou de um gol impedido do Goiás na partida entre essas equipes e na copa do Brasil, o Bahia de Feira solicitou análise do pênalti marcado contra sua equipe e consequente expulsão de seu goleiro no jogo contra o São Paulo.

Aristeu, com a ética e sinceridade que lhe é peculiar, não entrou em detalhes, mas falou que em dois casos considerou que houve equivocos dos árbitros e/ou assistentes. Deixou claro que a ouvidoria respondeu e realizou relatório a todos os clubes solicitantes via federação de origem com cópias para o presidente da CBF e para a comissão de arbitragem.

Não sei se os clubes ainda não se acostumaram com este novo meio de comunicação com a CBF ou preferem a reclamação via mídia. (Blog do Gaciba - 23/junho/2012)


E será que o Grêmio não tem nada do que reclamar?

- Eu acho que o clube deve pedir esclarecimentos sobre o gol anulado do Miralles contra o Vasco (vídeo abaixo). Foi um lance bem confuso, de suposta interferência do quinto-árbitro numa jogada em que não se enxerga falta.




- E também penso que não custa nada questionar os critérios usados pelo juiz na partida contra o Náutico. Reparem no vídeo abaixo que Manoel Nunes Lopo Garrido não mostrou cartão amarelo para jogadores do Náutico em faltas muito mais duras do que as que causaram a expulsão de Douglas Grolli.



Será que não seria bom o Grêmio comunicar ao comando da arbitragem a sua insatisfação?

Será que o clube não poderia guardar a resposta da ouvidoria como uma carta na manga para futuras discussões?

Adianta reclamar?

O campeonato pode ser decidido nesse tipo de detalhe?

Nenhum comentário: