sexta-feira, junho 22, 2012

Copa do Brasil - Palmeiras 1x1 Grêmio


A vantagem do Palmeiras era grande, pra não dizer enorme. A situação era muito confortável para o time da casa. Bastava aguardar, destruir, parar o jogo o quanto fosse necessário/permitido e ver o tempo passar. Pra completar até a chuva o ajudou. E isso não é uma reclamação, é uma constatação. Todos esses elementos fazem parte do jogo. O Grêmio bem que tentou, mostrou empenho, luta, todos os requisitos mínimos que se espera de um time de futebol na semifinal. Mas o jogo não fluiu tão fácil. Ainda assim, o tricolor teve algumas boas chances, como no chute de Marco Antônio e na bola que sobrou para Kléber dentro da área, mas o primeiro tempo terminou em 0x0.

Nos 45 minutos finais a dinâmica da partida não foi muito diferente. O Grêmio teve até menos oportunidades, mas abriu o placar aos 21 minutos. Edilson cobrou bem uma falta marcada na intermediária, o goleiro Bruno soltou e Fernando empurrou para as redes. Havia tempo para um segundo gol, mas seis minutos depois, num raro contra-ataque, o Palmeiras empatou o jogo em jogada de Valdivia. Depois disso o Grêmio claramente cansou, assim como aparentou esgotamento nos minutos finais da partida de ida. Talvez tenha sido o preço pago por ter atuado os 180 minutos tendo que tomar a iniciativa e propor o jogo.

Mas ontem o Grêmio não fez má partida. O problema reside no primeiro jogo. E não em todo os primeiros 90 minutos, e sim naqueles fatídicos minutos finais. Foi ali que se determinou a classificação Palmeirense.


Que ao menos fique a lição: Em 5 minutos se perde um campeonato.

Outra lição: Na imensa maioria das vezes vale a pena fazer a falta e matar um contra-ataque. Ontem o Rondinelly e Gilberto Silva pararam os adversários, receberam cartões, mas a equipe não sofreu gols naqueles lances. Na partida anterior, a falta foi evitada e os gols saíram. Qual é o prejuízo maior?

Mas o futebol insiste em tentar ensinar e nós recusamos a aprender. Eu sou um que teimo numa visão romântica, de tentar ver algum caráter e dignidade nos protagonistas dos jogos e sempre me quebro. Valdívia claramente achou que a barca do Palmeiras estava afundando, estava com tudo pronto para deixar clube, companheiros e torcida para trás e, ao perceber a mudança da maré, voltou para aproveitar o bom momento. E ainda por cima é saudado pela mídia. Eu não entendo.

Gostei muito da iniciativa do Sportv de dar zoom em detalhes de lances de falta. Poderiam ter feito isso em lances que favoreceriam o Grêmio também.

Henrique foi tardiamente, porém, corretamente expulso. Não que isso faça alguma diferença, mas é preciso fazer um elogio ao bandeirinha que insistiu no cartão vermelho quando o juiz fez de tudo para amorcegar.

Fotos: Leo Pinheiro (Terra), Alex Silva (Estadão), Leonardo Soares (UOL) e IG

Palmeiras 1x1 Grêmio

PALMEIRAS: Bruno; Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno (Leandro Amaro, 40'/2°T) e Juninho; Henrique, Márcio Araújo, João Vitor (Patrik, 47'/2°T), Daniel Carvalho (Valdivia, 15'/2°T) e Mazinho; Barcos.
Técnico: Luiz Felipe Scolari.

GRÊMIO: Victor, Edilson, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza (Rondinelly, intervalo), Léo Gago e Marco Antônio (André Lima, 15'/2°T); Kleber e Marcelo Moreno (Miralles, 23'/2°T).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Copa do Brasil 2012 - Semifinal - Jogo de volta
Data: 21 de junho de 2012, quinta-feira, 21h00min
Local: Arena Barueri, em Barueri-SP
Público: 26.255
Renda: R$ 1.086.242,00
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Auxiliares: Márcio Eustáquio S. Santiago (Fifa-MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Cartões amarelos: Daniel Carvalho, Barcos, Valdivia (P), Gilberto Silva, Kleber, Pará (G)
Cartões Vermelhos: Rondinelly e Edilson (G), Henrique (P)
Gols: Fernando, aos 21 minutos, e Valdivia, aos 27 minutos do segundo tempo.

Nenhum comentário: