domingo, julho 22, 2012

Brasileirão - Botafogo 0x1 Grêmio


O Grêmio não deu muita bola para a festa feita para Seedorf e venceu, com justiça, o Botafogo. No primeiro tempo o tricolor teve paciência de manter a sua proposta de jogo mesmo vendo o time da casa indo ao ataque com empolgação. O Grêmio não se desesperou e foi muito mais objetivo quando tinha a posse de bola. Criou chances muito mais claras (duas delas com Leandro) e já poderia ter saído na frente ainda na primeira etapa.

O único gol da partida saiu aos 3 minutos do segundo tempo. Elano cruzou, sem deixar a bola cair Zé Roberto acionou Marcelo Moreno, que de primeira, venceu o goleiro Jefferson. A partir daí o Grêmio se fechou na defesa, barrando as tentativas de empate do Botafogo. O fato do não conseguir segurar a bola na frente ou encaixar um contra-ataque tornou o fim de jogo um pouco mais dramático e assim o Grêmio conseguiu a sua terceira vitória consecutiva.


Numa simplificação grosseira poderíamos dizer que ganhou o jogo a equipe que tinha centroavante.

Interessante essa nova mecânica do meio campo gremista. Os volantes podem adiantar a marcação que os meias recuam para preencher o espaço.

O Grêmio carecia de uma jogador de velocidade do meio pra frente. Leandro foi "redescoberto" e fez muito bem esse papel nos últimos dois jogos. Uma boa mostra de que a solução nem sempre passa por contratação.

O futebol tem algumas coisas engraçadas. Algumas diferenças que se explicam pela chamada "fase". Em 2009 o Grêmio estava ganhando desse mesmo Botafogo, no mesmo Engenhão, quando levou um gol num chute desviado de Leandro Guerreiro. Hoje Elkeson chutou, um desvio tirou Marcelo Grohe do lance mas a bola parou no travessão.

Fotos: Bruno de Lima (Lance), Mauro Pimentel (Terra) , Rudy Trindades (Correio do Povo)

Botafogo 0x1 Grêmio

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Vitor Júnior, Seedorf (Rafael Marques 25/ 2º T), Fellype Gabriel (Andrezinho 16/ 2º T); e Elkeson.
Técnico: Oswaldo de Oliveira.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Tony, Vilson, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano (Marquinhos 31/ 2º T)e Zé Roberto (Léo Gago 26/ 2ºT; Leandro e Marcelo Moreno.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

11ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2012
Data: 22/07/2012, domingo, 18h30min
Local: Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro-RJ
Público: 34.621 (29.943 pagantes)
Renda: R$ 1.226.785,00
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (aspirante Fifa)
Assistentes: Vicente Romano Neto (asp. Fifa/SP) e Danilo Ricardo Manis (SP)
Cartão Amarelo: Renato (BOT); Tony, Zé Roberto, Leandro (GRE)
Gols: Marcelo Moreno aos 3 minutos do 2º tempo

2 comentários:

Anônimo disse...

Também lembrei daquele jogo contra o bota, em que um chute desviado no finalzinho do jogo acabou entrando. Talvez pela "estrela" do Victor e a do Marcelo.

André Kruse disse...

Eu não acredito muito nisso de "estrela". O mesmo Marcelo tomou um gol bem estranho em 2008 http://www.youtube.com/watch?v=agyCVWGvT8E