domingo, agosto 19, 2012

Brasileirão - Grêmio 4x0 Figueirense


O Grêmio precisava reagir depois da inesperada derrota para a Portuguesa. O Figueirense chegou em Porto Alegre em franca decadência, ocupando a lanterna da competição. O Grêmio fez a sua parte. Goleou. 2 vira, 4 ganha. E fez isso tudo jogando bem, com bom toque de bola e correndo poucos riscos. O ataque tricolor mostrou mais movimentação do que nos últimos jogos, não só pela velocidade de Leandro, mas também pela postura de Marcelo Moreno, que buscava o jogo pelas pontas. E foi pelas pontas que o Grêmio criou mais chances. Mas, apesar do domínio gremista o gol só saiu aos 35 minutos. Anderson Pico lançou Marcelo Moreno, que segurou a bola até a chegada do mesmo Pico, que devolveu para Moreno, que por sua vez deixou Elano com o gol vazio para marcar o 1x0. Cinco minutos depois, Moreno deu nova assistência e Leandro marcou o segundo gol da partida.

O Figueirense não mostrou nenhuma reação no segundo tempo. Os atletas alvinegros protagonizaram lances típicos de time que flerta com o rebaixamento. E não há melhor exemplo disso do que a jogada do terceiro gol. O zagueiro resolveu dar um chutao pela linha da fundo e conseguiu deixar Leandro com o gol aberto. O Grêmio administrou o restante do tempo e marcou o quarto aos 44, quando André Lima aproveitou o rebote do chute de Marquinhos.

Marcelo Moreno não fez gol, mas foi o melhor em campo, o que pode parecer paradoxal.

Zé Roberto foi outro que esteve muito bem. Vi ele jogando mais aberto pelos lados, enquanto Elano permaneceu mais centralizado. Uma inversão em relação ao que vinha acontecendo nos últimos jogos.


Um dos debates mais antigos do futebol é se é a torcida que empurra o time ou se é o time que levanta a torcida. Eu não tenho resposta para essa questão, mas lembrei disso ao entrar no Olímpico hoje. O clima era completamente diferente do que foi visto na quarta. Na arquibancada e no gramado.

Depois de uma sequência de más atuações o Fernando voltou a jogar bem.

Três gols marcados por jogadores reservas. Mas dizem que o Grêmio "não tem grupo" .

Não culpo um treinador que aposte no Anderson Pico. E não culpo um treinador que desista do Anderson Pico. É um jogador inconstante. Hoje, foi dar um chutão pra frente e soltou uma rosca pela lateral. Minutos depois deu um lançamento primoroso e um belo passe no lance que originou o primeiro gol do Grêmio.

Cerca de 40% dos 30 mil torcedores no Olímpico hoje eram não-pagantes. Tal fato provoca algumas perguntas : O Clube não deveria repetir esse tipo de promoção com mais frequência? Não seria o caso de rever o preço dos ingressos? Existe uma demanda por ingressos mais baratos?

Achei meio sem graça esse uniforme preto. Esperava algo diferente de algo intitulado "Linha Black Project"

Fotos: Lucas Uebel (Grêmio.net), Leonardo Osmarin (Grêmio Fotos) e Guilherme Testa

Grêmio 4x0 Figueirense

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando, Souza, Elano (Marquinhos, 13'/2ºT) e Zé Roberto (André Lima, 29'/2ºT); Leandro (Marco Antônio, 22'/2ºT) e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.


FIGUEIRENSE: Wilson, Léo (Elsinho, Intervalo), Guti, Fred e Guilherme Santos (Doriva, Intervalo); João Paulo, Claudinei, Diogo (Marquinhos, Intervalo) e Fernandes; Caio e Aloísio
Técnico: Hélio dos Anjos

18ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2012
Data: 19 de agosto de 2012, domingo, 16h00min
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Público Total: 30.509 (18.205 pagantes)
Renda: R$ 380.899,00
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Thiago Gomes Brigido (GO)
Cartões amarelos: Leandro, Gilberto Silva e Fernando (GRE); Marquinhos e Elsinho (FIG)
Gols: Elano (35min/1ºT); Leandro (40min/1ºT e 4min/2ºT) e André Lima (44min/2ºT).

Nenhum comentário: