terça-feira, agosto 21, 2012

Sulamericana - Coritiba 3x2 Grêmio


O fato da noite é que o Grêmio fez o resultado que precisava para classificar na Sulamericana, e não como há achar isso, por si só, ruim. O problema é a forma como o jogo transcorreu. O tricolor adotou uma postura estranha, jogando excessivamente aberto, beirando o "faceirismo". E isso ficou claro logo aos 6 minutos quando Roberto saiu sozinho na frente de Marcelo Grohe. Antes dos 10 minutos o Grêmio deu a resposta e perdeu duas boas chances com Pará e Kléber. O jogo era franco, o que não era lá muito interessante para quem pretendia adminsitrar uma vantagem. Aos 22 Robinho foi lançado desacompanhado nas costas de Anderson Pico e cruzou rasteiro. Everton Ribeiro dominou, disputou com Gilberto Silva e abriu o marcador. A torcida do Coxa se animou, o Grêmio sentiu o golpe mas reagiu ainda no primeiro. Aos 40 Kléber sofreu pênalti de Pereira e Elano converteu. Parecia que os 45 minutos finais seriam mais tranquilos.

Mas não foram. E isso não se deu por um crescimento do Coritiba e sim pela partida lamentável que fez o Grêmio. O tricolor abusou de errar passes e foi frouxo na marcação. Os adversários avançavam livremente pelo meio de campo e defesa gremistas. Aos sete minutos, Roberto emulou Fabinho na Libertadores de 1997 e mancando marcou um gol no Grêmio. O time de Luxemburgo parecia indolente frente a situação. As mudanças feitas no intervalo puxaram o desempenho para baixo e aos 20 Pereira aproveitou uma linha de impedimento mal feita e marcou o 3x1. O Grêmio foi buscar um gol salvador. Tentou bastante, os avantes brigaram muito, mas as jogadas fatalmente tinham um desfecho bizonho. Até que aos 44 Marcelo Moreno aproveitou um chute mascado de Souza e salvou o Grêmio de um fiasco.

Sim, foi isso que aconteceu. O Grêmio simplesmente evitou um fiasco no último minuto. Nada de heroismo, de imortalidade ou de copeirismo. É claro que pode ser considerado aceitável uma eliminação no Couto Pereira. O problema é que ontem o Coritiba precisou jogar muito pouco para fazer três gols no Grêmio.


É óbvio que o ideal é vencer todos jogos jogando bem, mas a situação de ontem pode ser positiva para o Grêmio. O time tomou um susto mas segue vivo na competição. Não houve maiores prejuízos. Pode se tornar uma lição para evitar salto alto/apatia no futuro.

Não só os jogadores, mas a direção e a comissão técnica precisam mudar a forma como encaram a Sulamericana. A decisão de poupar jogadores antes e durante o jogo não é condizente com o discurso que garante que o clube da importância a competição.

Se a falta do Pereira no Kléber fosse feita fora da área ninguém questionaria a marcação. Um exemplo disso: Ninguém falou nada da falta que originou o gol do Coritiba no Brasileirão.

Como disse no post anterior, Anderson Pico é demasiadamente insconstante. Foi um dos destaques positivos contra o Figueirense. Ontem foi, juntamente com Naldo, um dos piores em campo. As laterais seguem sendo um problema grave do Grêmio.

Olhando pragmaticamente: 4 vitórias e 4 empates colocam o Grêmio na Libertadores via Sulamericana. Creio que o time vai ter que fazer bem mais para alcançar a mesma condição no Brasileirão.

Fotos: Felipe Gabriel (Lance) e Lucas Uebel (Grêmio.net)

Coritiba 3x2 Grêmio

CORITIBA: Vanderlei; Ayrton, Pereira, Escudero e Lucas Mendes; Willian, Chico (Thiago Primão, 18'/2ºT), Robinho (Junior Urso, 27'/2ºT), Everton Ribeiro e Rafinha; Roberto (Lincoln, 13'/2ºT)
Técnico: Marcelo Oliveira.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Gilberto Silva (Naldo, intervalo) e Anderson Pico; Fernando (Leandro, 25'/2ºT), Souza, Elano (Zé Roberto, intervalo) e Marquinhos; Kleber e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Copa Sul-Americana – 2ª fase – jogo de volta
Data: 22/08/2012, quarta-feira, 19h30min
Local: Estádio Couto Pereira, eum Curitiba-PR
Público total: 16.736 (14.726 pagantes)
Renda: R$ 252.761,00
Árbitro: Wilson Seneme
Assistentes: Alessandro Rocha e Emerson de Carvalho; 4º árbitro: Francisco Nascimento; 5º árbitro: Ednilson Corona
Cartões amarelos: Pereira, Chico, Escudero (Coritiba); Souza, Fernando, Kleber (Grêmio)
Cartões vermelhos: Pará (46'/2ºT)
Gols: Everton Ribeiro (Coritiba), aos 22 minutos do primeiro tempo; Elano (Grêmio), aos 40 minutos do primeiro tempo; Roberto (Coritiba), aos sete minutos do segundo tempo; Pereira (Coritiba), aos 20 minutos do segundo tempo; Marcelo Moreno (Grêmio), aos 44 minutos do segundo tempo.

3 comentários:

Daison Sant Anna disse...

Toda hora é esse papo de lição. Já não bastaram as lições dos jogos contra o Sport, Bahia e Portuguesa em casa. Será que o Grêmio está dando valor pra essa competição? Ela classifica para Libertadores e Recopa 2013. Já o tal Brasileirão classifica só para Libertadores 2013. Mas um presidente que em 10 anos de mandato, ganhou uma Copa do Brasil (1989), não deve saber disso.

Anônimo disse...

nao li tudo, mas discordo do q li.
faceirismo? o gremio na minha opiniao foi MUITO bem no primeiro tempo. teve VARIAS CHANCES, sempre levando em conta q o coritiba é um bom time e que, dentro do couuto pereira, é quase excelente.
o gremio sem o cérebro zé roberto (não acreditem na ZH), conseguiu jogar muito bem no primeiro tempo.
já no segundo apareceu a fragilidade da zaga sem o Gilberto Silva (de novo, ignorem a ZH suas analises e notas), que entregou a classificação.
achei o gremio BOSS, trazendo a classificação num jogo onde foi muito exigido, contra um time bom.
vamos para o grenal...

Anônimo disse...

Realmente Pico e Naldo foram muito abaixo, especialmente Naldo, que no primeiro lance dele na partida escorregou e o jogador do Coritiba chutou por cima.
Marquinhos, ao meu ver, também foi abaixo. Errou muitos passes fáceis, inclusive um que originou a jogada do primeiro gol do Coritiba. Parece ser mesmo jogador de segundo tempo. No mais, classificação garantida e agora ganhar o GREnal.