domingo, setembro 09, 2012

Brasileirão - Corinthians 3 x 1 Grêmio


Desde que o Corinthians venceu o Boca Juniors nenhum adversário sabe o certo o que lhe espera quando enfrenta o time do Parque São Jorge. Pode ser um time se poupando, sem foco, com a cabeça no Japão, que perde para o lanterna. Ou pode ser um time inspirado, querendo mostrar serviço para a torcida e seu treinador que é capaz de vencer o líder. No jogo de ontem, ainda que tivesse diversos desfalques, o time de Tite parecia estar numa noite mais motivada.

As primeiras ações do jogo até que foram animadoras. Com 2 minutos Elano serviu Zé Roberto que chutou por cima do gol. Mas aos cinco minutos, Ralf abriu o marcador depois de limpar uma jogada que vinha truncada, com cruzamento na área e briga por rebote. Aos 10, Guilherme marcou o segundo, concluindo uma jogada em que o Corinthians entrou lentamente trocando passes na defesa tricolor. O jogo ficou ainda mais difícil para o Grêmio. Tite já havia armado seu time no 4-5-1, no feitio para compactar o meio de campo e sair no contra-ataque. Os comandados de Luxemburgo bem que tentaram, mas tiveram muita dificuldade para atacar no primeiro tempo. O goleiro Júlio César não foi incomodado. O Grêmio só conseguia sair jogando pelo lado esquerdo (na direita Martinez bloqueava as descidas de Edílson).

O Grêmio só melhorou mesmo no segundo tempo, depois que foram feitas todas as substituições. Aos 12 Pará cruzou, Marquinhos arrancou de trás e serviu Leandro, que descontou na primeria conclusão que encontrou o arco corinthiano. Já sem nenhum volante em campo o tricolor dava mostras que poderia chegar ao segundo gol, mas não criou oportunidades tão claras. A conclusão que mais levou perigo foi a falta batida por Elano e defendida por Julio Cesar aos 31. Mas o empate gremista nao veio, o time cansou e Corinthians marcou o terceiro num belo gol de Giovanni.


Imagino que uma derrota para o Corinthians estava nos planos até dos mais otimistas. O 3x1 não é nenhum absurdo. Contudo, eu fiquei um pouco incomodado com a facilidade que o time da casa fez o 2x0 em dez minutos. E a marcação frouxa e distante no segundo gol corinthiano é inexplicável.

Pela primeira vez em muito tempo o Grêmio pareceu terminar o jogo mais cansado do que o adversário. Tal situação talvez se deva ao fato de ter que correr 85 minutos atrás no marcador.

O Grêmio teve um aproveitamento muito baixo nos escanteios. Em mais de uma ocasião o time optou pelo famigerado escanteio curto.

Leandro marcou seu quinto gol no campeonato. Superou Kléber na artilharia e igualou a marca do André Lima. E disputou a metade dos jogos do que os seus companheiros de ataque. É um dado para se pensar.

Eu acho muito legal o mecanismo de zoom que Sportv/PFC aplica em alguns lances. Espero que um dia seja usado em um lance favorável ao Grêmio.

Elano apareceu bastante no primeiro tempo, no segundo pouco participou.

Fotos: Leandro Moraes (UOL) e Leo Pinheiro (Terra)

Corinthians 3 x 1 Grêmio

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme (Guilherme Andrade - 29'/2ºT), Edenilson e Danilo; Martínez (Giovanni - 33'/2ºT) e Romarinho (Adilson - 43'/2ºT).
Técnico: Tite

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando (Marco Antônio - 11'/2ºT), Souza (Marquinhos - 21'/1ºT) , Elano e Zé Roberto; Kleber e André Lima (Leandro - 11'/2ºT).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

23ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2012
Data: 8 de setembro de 2012, sábado, 21h00min
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Público: 24.850 pagantes
Renda: R$ 719.138,22
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ)
Assistentes: Marcio Eustaquio (Fifa/MG) e Rodrigo Correa (RJ)
Cartões Amarelos: Zé Roberto, André Lima (GRE); Guilherme, Martínez, Danilo, Ralf, Alessandro (COR)
Gols: Ralf (5min/1ºT), Guilherme (10min/1ºT), Leandro (12min/2ºT) e Giovanni (44min/2ºT).


Nenhum comentário: