quarta-feira, outubro 03, 2012

Ligação direta

Há um senso comum de que é "feio" um time abusar dos chutões, de lançamentos, da chamada ligação direta. Muitos defendem que o futebol "bem jogado" implica na defesa tentar sair jogando em toques curtos. Mas acho que  legal do futebol é justamente o fato de não existir somente um jeito certo de se jogar. Penso que um lançamento longo pode ser uma maneira extremamente eficiente de se atacar. 

A prova disso pode ser vista nos últimos jogos do Grêmio no Olímpico, onde jogadas iniciadas em um balão de Marcelo Grohe terminaram em gols do tricolor.

O primeiro exemplo é o jogo contra o Vasco (vídeo abaixo). Marcelo catou uma bola fácil e logo acionou Kléber na ponta esquerda. O avante gremista sofreu falta de Dedé e dali surgiu o gol de Marcelo Moreno.




Outra amostra dessa saída rápida aconteceu no empate contra o Santos (video abaixo). Marcelo fez uma defesa difícil,em chute rasteiro e logo se levantou para lançar Kléber na ponta direita. O gladiador mais uma vez foi parada com falta e na cobrança Werley marcou de cabeça.




Um detalhe interessante dessas jogadas é que Kléber conseguiu pegar a bola de frente para os zagueiros, o que raramente tem acontecido quando o Grêmio sai jogando com a bola no chão.

Nenhum comentário: