terça-feira, dezembro 11, 2012

Transmissões Brasileirão 2012 - Final


Durante todo o Campeonato Brasileiro 2012 eu fui realizando um levantamento de como foram televisionados os jogos do Grêmio. O resultado final, com as 38 rodadas, pode ser visto na tabela acima. Para minha surpresa este é um assunto pouco discutido em outros locais.

O curioso é que, pouco mais de um ano atrás, quando da assinatura do novo contrato entre os clubes e Rede Globo, o tema causou grande comoção. No Grêmio quase se viu uma "guerra civil", da noite para o dia muitos viraram especialistas em contratos de televisão, nas políticas do CADE, nas regulações anti-monopólio, em como evitar tratamento desigual entre os grandes clubes do Brasil. Na Azenha, muitos defendiam seu ponto de vista de forma ardorosa sob o argumento de queriam "o bem do Grêmio". Mas passados alguns meses ninguém tocou mais no assunto. O "bem do Grêmio" deixou de ser uma preocupação? ou foi a disputa política do clube e a concorrência entre emissoras que arrefeceu e fez com que o assunto se tornasse desinteressante?

Talvez as energias tenham se voltado para outros locais, mas o tratamento diferenciado para certos clubes segue acontecendo. Um exemplo claro disso está na nossa cidade. No Brasileirão 2012, o Inter teve quatro partidas a mais que o Grêmio televisionadas em TV aberta (quadro abaixo). Como se explica isso?


Certamente não é pelo critério técnico/esportivo. Como é sabido, o Grêmio acabou em 3º lugar, 19 pontos na frente do Inter (que ficou na 10ª posição). O Inter só esteve na frente do Grêmio em 5 das 38 rodadas,e a partir da 10ª rodada o Grêmio tomou a frente, ingressou no G4 e de lá não mais saiu (conforme pode ser visto nos gráficos abaixo, retirados da ZeroHora.com e da Gazeta Esportiva).

E não é injusto? Por que não se fala mais nisso? Onde estão aqueles que bradavam contra os descritérios da Rede Globo?




Nenhum comentário: