terça-feira, fevereiro 19, 2013

Gauchão 2013 - excesso de jogos e poucas transmissões

Já escrevi aqui no blog, que a fórmula do Gauchão é muito ruim, uma vez que implica numa grande quantidade de datas em um curto espaço de tempo. E tal fato é agravado com a dificuldade de remanejo de jogos em razão do campeonato ser dividido em turnos.

E em 2013 o Grêmio tem sido seriamente prejudicado com esse excesso de jogos. Até que aqui foram 11 compromissos oficiais entre Libertadores e Gauchão. Nenhum dos seus rivais brasileiros na Libertadores atuou tanto em 2013 (Palmeiras e São Paulo jogaram 9 vezes, Fluminense e Corinthians 8 e o Atlético-MG apenas 4).

O uso de time reservas tem se tornado um expediente bastante comum, mas essa prática não resolve todos os problemas. E traz consigos novos problemas também. Um deles é o entrosamento do time titular. Paulo Vinícuis Coelho defendeu um ponto interessante ao ser questionado pela Zero Hora sobre o tema: "Essa semana houve um erro grosseiro, grave, que foi pouco apercebido: o calendário não pode promover um jogo do Grêmio na quarta e um na quinta, por mais que o clube use times diferentes. Por pouco não aconteceu como em 1994, quando o Grêmio jogou mais de uma partida no mesmo dia, bateu na trave. O Grêmio não está jogando com os titulares o Campeonato Gaúcho porque o calendário brasileiro é um absurdo"

Um dado interessante é que nas 8 rodadas disputadas até aqui o Grêmio só entrou com seu time titular em 2 ocasiões. O Inter não foge muito disso, uma vez que só atuou 4 vezes com todos os seus principais atletas.

Muito se discute sobre quais são os motivos que levam a manutenção dos estaduais nesse formato. No caso do Rio Grande do Sul é possível dizer que o dinheiro decorrente do contrato de televisionamento é um fator muito importante. A detentora dos direitos paga relativamente bem (Para se ter uma idéia, em 2013 o Grêmio recebeu muito mais dinheiro de TV no Gauchão do que na Copa Sulamericana). Mas o estranho é que a RBS sequer tem exibido todos os jogos do que tem direito.

Das 8 rodadas disputadas até aqui, apenas 5 foram transmitidos em canal aberto. A lista dos jogos exibidos em cada rodada pode ser conferido na tabela abaixo.


A rodada 2 coincidiu com LDU e Grêmio em Quito. De acordo com Gustavo Manhago, chefe de esportes da RBSTV, a rodada 3 deixou de ser exibida em função dos horários da partida. Ainda a rodada 4 coincidiu com Grêmio e LDU na Arena.

Pode até ser que a detentora dos direitos de televisionamento faça gosto de pagar por um produto que não vai usar. Mas não é do interesse dos clubes ter os seus jogados devidamente televisionados? Não seria o caso de adotar uma fórmula mais racional, com melhor aproveitamento de datas, conciliando interesses dos clubes e da televisão?

Nenhum comentário: