segunda-feira, março 18, 2013

Gauchão - Grêmio 2x0 Lajeadense


O primeiro jogo de Gauchão na Arena tinha tudo para ser um jogo interessante. O Lajeadense tem um time bem organizado, com uma defesa bem entrosada e uma dupla de zaga forte. Mais uma oportunidade do tricolor encontrar alternativas para furar retrancas na Arena.

A principal arma gremista foi a movimentação dos seus homens de frente. E aí o grande destaque foi Zé Roberto, que atuava como um ponta de lança, ora ingressando na área para concluir, ora caindo no espaço que se abria na ponta esquerda de ataque (onde também apareciam Souza e André Santos). Aos 22 o camisa 10 tricolor recebeu grande passe de Elano e concluiu da marca do pênalti, mas a bola foi pra fora raspando a trave. Pouco depois, Eduardo Martini fez grande defesa em chute de Barcos e contou com a trave e com alguma complacência da arbitragem (Acredito que bola tenha entrado) para evitar o gol gremista. Mas aos 30 minutos, Barcos buscou jogo fora da área, Pará ingressou pelo lado direito e rolou para trás, onde estava Zé Roberto que marcou o 1x0 com o pé direito.

No segundo tempo, mesmo com o resultado adverso, o Lajeadense seguiu com a mesma postura: Bem postado na defesa e pouco ameaçador no ataque. Assim o jogo perdeu um pouco em emoção. Aos 23 minutos Zé Roberto novamente aproveitou o espaço deixado por Barcos e marcou o segundo, numa conclusão brilhante na saída do goleiro. Muito pouco aconteceu depois disso e o Grêmio encaminhou a vitória com certa tranquilidade.


Nos minutos finais, Luxemburgo retirou um meio-campista e colocou Kléber em campo. Uma alternativa por muitos sugerida. Mas me parece que essa medida serviu muito mais para dar ritmo ao Gladiador do que propriamente para testar a eficácia do 4-3-3. Não houve como analisar a recomposição defensiva (que é a minha principal desconfiança com tal sistema).

Ouvi críticas ao desempenho de Barcos no pós-jogos da rádios. Não posso concordar. O pirata participou dos dois gols e teria marcado o seu, não fosse o milagre de Eduardo Martini.
Cheguei na Arena pouco mais de uma hora antes do início do jogo. Era possível observar uma movimentação estranha, diferente da dos jogos anteriores na Arena. Fiquei surpreso com as filas na bilheterias. É de se supor que muitos gremistas aproveitaram um jogo de menor procura para conhecer a Arena.  Em certo ponto compreensível que a administração da Arena não tenha imaginado tal cenário. Mas a solução para tal problema deveria ter sido mais ágil. Não me parece que deixar de vender ingresso na hora seja uma medida inteligente. A capacidade ociosa da Arena deve ser explorada.

Colocaram divisórias entre as cadeiras do quarto anel e portões nos corredores para separar estes setores. Ontem os portões estavam abertos e era possível circular por todo o 4º anel.

Achei curioso que apenas 4 mil dos 16 mil presentes eram sócios. E o número não pagantes está crescendo.

Fotos: Itamar Aguiar (Grêmio.net) e Ricardo Rimoli (Lance)

Grêmio 2x0 Lajeadense

GRÊMIO: Dida; Pará, Werley, Cris e André Santos; Fernando (Adriano - 34'/2ºT), Souza, Elano (Kleber - 27'/2ºT) e Zé Roberto; Vargas (Welliton - 34'/2ºT) e Barcos
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

LAJEADENSE: Eduardo Martini; Marcio Gabriel (Leandro - 31'/2ºT), Micael, Gabriel e Márcio Goiano; Rudiero, Reinaldo, Moisés (Mineiro - 21'/2ºT) e Renan Oliveira; Rafael Aidar e Jandson
Técnico: Flávio Campos.

1ª Rodada - 2º Turno - Campeonato Gaúcho 2013
Data: 16/03/2013, Sábado, 18h30min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Público total: 16.153(13.767 pagantes)
Renda: R$ 393.997,00
Árbitro: Vinícius da Costa
Auxiliares: Paulo Ricardo Conceição e Marcelo Oliveira e Silva
Cartão Amarelo: Gabriel e Márcio Gabriel (LAJ); Zé Roberto (GRE)
Gols: Zé Roberto aos 30'/1ºT e aos 23'/2ºT


Nenhum comentário: