quinta-feira, junho 06, 2013

Brasileirão - Grêmio 1x0 Vitória


O empate frustrante na rodada anterior fez com que Luxemburgo fizesse alterações na equipe. Os jogadores previam que a entrada de Guilherme Biteco traria velocidade ao time. E de fato isso aconteceu. Mas com a bola rolando se viu que essa não foi a única mudança no time do Grêmio. Durante todo o primeiro tempo o tricolor tratou de pressionar o Vitória, mostrando maior movimentação e intensidade do que nos jogos anteriores. O time trocava passes com maior velocidade e objetividade, utilizando as laterais do campo para se aproximar do gol (bem) defendido por Wilson. Claro que o Vitória também ameaçou em alguns contra-ataques, mas as melhores chances eram gremistas, como em lance que a bola sobrou para Barcos dentro da área, em uma jogada que Werley pediu pênalti e num chute de Zé Roberto que parou no travessão.

Contudo gol gremista só foi sair no segundo tempo. O Grêmio seguia rondando a área do adversário. Mas faltava "PUNCH" ao ataque tricolor. Luxa tornou o time mais ofensivo com a entrada de Wellington. Mas o placar só foi movimentado aos 24 minutos. Depois de uma série de boas aparições de Pará pela ponta direita, Elano foi acionado e o juiz marcou falta na frente da área (falta essa que, na melhor das hipóteses, foi bem cavada). E foi justamente Elano (jogador que "perdeu" a posição na semana) que colocou a bola na gaveta e decidiu o jogo para o Grêmio.


O final de jogo foi bastante corrido e tenso, e alguns dos jogadores se atiraram no gramado após o apito final. Espero que este cansaço seja algo mais pontual, em razão das circunstâncias da partida.

Imagino que passaremos a ter uma série de debates sobre o revezamento dos meias. Acho que Elano foi muito feliz ao responder os questionamentos feitos pela imprensa sobre este tema no pós-jogo, enfatizando a necessidade de se contar com todo o grupo, e não só com 11 titulares.

Um novidade na Arena ontem foi  a revista nas rampas de acesso sendo feita por uma equipe de segurança privada. Acho salutar a medida, mesmo que seja cedo para medir os efeitos dessa mudança. Apenas como um dado curioso, digo que nunca havia sido "apertado" com tanta força numa revista antes.

Não entendi porque voltaram a usar uma câmera num posicionamento alto na transmissão do jogo.

Sou só eu que sinto falta de informações de outros jogos da rodada no telão?

Eu, sinceramente, esperava ver mais gente na Arena ontem (haja visto que fazia mais de um mês que não aconteciam jogos por lá). Mas ainda assim é preciso registrar que o clima no estádio é outro com o setor da geral liberado. Uma pena que não se tenha conseguido a liberação para os jogos da Libertadores. Luxemburgo oportunamente lembrou disso, mas endereçou sua crítica aos "engravatados". Talvez fosse mais correto reclamar do pessoal "de farda". Mas essa é uma discussão que vai muito além do figurino que utilizam os responsáveis por tal situação.

Fotos: Tiago Baldasso (tiagobaldasso.wordpress.com) e Lucas Uebel (Grêmio.net)

Grêmio 1x0 Vitória

GRÊMIO: Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano (Welliton - 22'/2°T), Souza, Zé Roberto e Guilherme Biteco (Elano - 12'/2°T); Kleber (Ramiro - 26'/2°T) e Barcos.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

VITÓRIA: Wilson; Nino Paraíba, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Danilo Tarracha; Michel, Neto Coruja, Cáceres (Marquinhos - 26'/2°T) e Escudero; Vander (Willie - 34'/2°T) e Dinei (Giancarlo - intervalo). Técnico: Caio Júnior

04ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2013
Data 5/6/2013, quarta-feira,  21h00min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 17.666 (15.655 pagantes)
Renda: R$ 434.699,00
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Assistentes: Vanderson Antonio Zanotti (ES) e Leonardo Mendonça (ES)
Cartões amarelos: Kleber, Adriano, Welliton (GRE) Gabriel Paulista, Victor Ramos (VIT)
Gol: Elano aos  24 minutos do segundo tempo

 

2 comentários:

Vicente Fonseca disse...

O link no "666" é absolutamente genial. Quase tanto quanto o golaço.

Marlon disse...

Iron Maiden hahahahaha