quinta-feira, agosto 01, 2013

Brasileirão - Corinthians 2x0 Grêmio


O jogo no Pacaembu começou com ritmo forte, com muita marcação e disputas ríspidas no meio de campo. O Grêmio tentava um jogo franco, mas logo perdeu Zé Roberto por lesão e ficou sem criação, se limitando a chutões e passagens pelos lados do campo. O time esteve sempre longe do gol defendido por Cássio. Assim, o Corinthians, ainda que não tivesse muito brilho, passou a ter um leve domínio e abriu o placar aos 34 minutos, com Emerson Sheik aproveitando rebote em posição de impedimento. 

A irregularidade do lance é um "detalhe" da arbitragem. Outro "detalhe" do gol é posicionamento da defesa gremista no gol. Como bem ilustrou o Alex Melo, o Grêmio não foi pego desprevenido do lance, estavam 8 atletas no campo de defesa, mas mesmo assim a bola entra pelo meio da defesa e encontra um avante corintiano na meia lua da área. Uma postura defensiva inaceitável para um time que tem pretensões no campeonato.

No segundo tempo o Grêmio foi em busca do empate. O time até passou a ocupar mais o campo de ataque, mas pouco se aproximava do gol. Riveros chegou a colocar uma bola no travessão em um desvio de cabeça, mas esse lance foi uma exceção. O tricolor não criou chances efetivas de marcar. O Corinthians seguiu tendo uma atuação regular e aumentou a vantagem aos 36 do segundo, numa cabeçada de Paulo André que desviou na zaga e encobriu Dida (e Alexandre Pato despudoradamente comemorou como se o gol fosse seu, apesar de ter furado a cabeçada em cima da linha).



Perder pro Corinthians no Pacaembu é ruim, mas plenamente aceitável num planejamento de 38 rodadas. O brabo é somar apenas 2 pontos em 15 disputados fora de casa. E isso que complica a campanha do Grêmio nesse Brasileirão.

Leonardo Gaciba disse que "fica só aquela vírgula" sobre a atuação da arbitragem. A vírgula em questão era o gol em impedimento do Corinthians. "Vírgula" que tira um ponto de um time e que dá dois pontos para o outro. Nessas horas eu lembro da tese do jornalista italiano Mario Sconcerti que sustenta que, na Itália, a imprensa pode melhor ou piorar a classificação final de uma equipe no campeonato, pois a "mídia pode ocultar ou expor o tratamento preferencial que os juízes dedicam a Juventus e ao Milan". Imagino que a tese não se restrinja ao futebol italiano. 

Eu gosto bastante do futebol do Kléber. É interessante o estilo de jogo dele, que não foge da luta, que enfrenta os zagueiros. Mas tudo tem limite. Ontem ele recebeu uma bola livre, dentro da área e esperou pela chegada de uma adversário para buscar o contato físico.

Barcos não vive bom momento. Contudo acho que não esse mau desempenho não passa só pelo rendimento individual. A forma como Grêmio vem jogando é prejudicial a qualquer centroavante. Talvez fosse o caso de repensar a formatação do ataque do time.


Fotos: Eduardo Viana e Tom Dib (Lance), Rafael Neddermeyer  (Correio do Povo) e Ricardo Matsukawa (Terra)

Corinthians Corinthians 2x0 Grêmio Grêmio

CORINTHIANS: Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Igor; Ralf, Guilherme e Danilo; Romarinho (Renato Augusto, 18/2T), Emerson (Douglas, 36/2T) e Guerrero (Alexandre Pato, 25/2T).
Técnico: Tite

GRÊMIO: Dida; Pará, Bressan, Werley e Alex Telles; Adriano, Riveros, Zé Roberto (Guilherme Biteco, 19/1T, depois Vargas, 33/2T) e Elano; Kleber e Barcos (Lucas Coelho, 42/2T).
Técnico: Renato Portaluppi

10ª Rodada - Brasileirão 2013
Data: 31/07/13, quarta-feira, 22h00min
Local: Pacaembu, em São Paulo-SP
Público: 24.883 (23.849 pagantes)
Renda: R$ 737.112,50
Árbitro: Alicio Penna Junior (MG)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Dilbert Pedrosa (RJ)
Cartões amarelos: Pará, Werley (GRE)
Gols: Emerson Sheik, aos 34 do 1ºT e Paulo André, aos 36 minutos do 2ºT

Nenhum comentário: