quarta-feira, outubro 16, 2013

As transmissões de Corinthians e Grêmio no Brasileirão 2013

Assim como aconteceu no primeiro turno, Grêmio e Corinthians jogam hoje numa quarta-feira, às 21h50min. A diferença de agora é que, ao contrário do que aconteceu na  10ª rodada, a partida NÃO terá televisionamento para a cidade onde é realizada. Mas será que essa é única diferença de tratamento entre dos dois clubes pela detentora do direitos de televisonamento?


Da mesma forma, o blog Teoria dos Jogos, publicou um levantamento onde consta que o Corinthians é disparado o time que mais jogou em casa às 16 horas de domingo, que comprovadamente é horário que mais atrai público aos estádios.

Mas como isso se reflete nas transmissões dos jogos? Fiz um levantamento (tabela abaixo) de como foram transmitidos os jogos de Grêmio e Corinthians até a 29ª rodada:


Como se vê, a diferença é brutal. Mas se formos detalhar os jogos o tratamento diferenciado fica mais evidente. Por exemplo, dos 11 jogos Corinthians que aparecem na tabela como transmitidos pelo PFC, 7 tiveram transmissão em TV aberta para alguma região do País (Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Bahia, Goiás e etc). Nenhuma vez o Grêmio teve esse privilégio. Outro detalhe curioso está nos jogos em que os dois times foram obrigados a jogar longe de casa em função de perda de mando de campo. Grêmio e Náutico foi realizado em Caxias do Sul, e a partida não teve transmissão para Porto Alegre e região da Serra. Já o jogo entre Corinthians e Atlético-PR, realizado em Mogi Mirim, teve transmissão para todo o estado de São Paulo.

Resta saber como a direção do Grêmio está se portando diante desse quadro. É válido lembrar que clubes que procuram mudanças junto a Globo/CBF tem sido atendidos. O Vasco reclamou publicamente e prontamente ocorreram mudanças para que os cruz-maltinos aparecessem mais na TV aberta.

Nenhum comentário: