sexta-feira, outubro 04, 2013

Juiz deve falar depois do jogo? Quem deve falar com ele?

 Eu estou lendo um livro intitulado "The Italian Job", escrito pelo ex-atacante da seleção italiana Gianluca Vialli. No livro ele faz uma série de reflexões sobre diversos elementos do futebol, se valendo da sua experiência no futebol italiano e inglês e contando com depoimentos de diversos treinadores, jogadores. Um capítulo da obra é inteiramente dedicado a arbitragem, e nele o Vialli dá algumas sugestões para a melhoria desse quesito (trecho abaixo):

"Também seria benéfico se os árbitros fosse encorajados a comparecer nas coletivas pós-jogo para falar com a imprensa, esclarecendo algumas das suas decisões, talvez após assistir um rápido resumo dos lances controversos"


O ex- árbitro inglês Graham Poll é partidário de tal idéia. Mas pelo visto ela ainda está muito longe de ser implementada. No vídeo abaixo podemos ver que Heber Roberto Lopes falou com a imprensa após o jogo entre São Paulo e Grêmio, mas afirmou que não poderia comentar lances e que era proibido de consultar imagens no vestiário.



Ainda que tenha sido pouco esclarecedora, eu achei bem interessante a iniciativa da ESPN Brasil. O que eu não consigo entender é por que esse tipo de iniciativa é tentada somente em alguns poucos jogos? Por que não fizeram o mesmo com o juiz de Grêmio e São Paulo no 1º turno? Quem é que escolhe quando vale a pena tentar entrevistar o árbitro?

Outro aspecto curioso é que o repórter em questão parece assumir o papel de porta-voz das queixas do Rogério Ceni. Será que ele tem isenção necessária para atuar no caso?

Pra quem não sabe Plihal escreveu um livro em parceria com o goleiro são-paulino. Aqui no Brasil esse tipo de relação pode passar despercebida, mas em outros locais acaba sendo diferente. Nos EUA, o pitcher Armando Galarraga teria conseguido a façanha de fazer um "jogo perfeito" não fosse um erro do juiz Jim Joyce. No dia seguinte o juiz reconheceu o erro, e pouco tempo depois os dois se tornaram co-autores de um livro sobre aquele jogo. Ocorre que, diante de tal situação, a MLB anunciou que Joyce estava impedido de atuar em jogos da equipe de Galarraga uma vez que os dois possuem uma relação comercial.

Nenhum comentário: