quinta-feira, novembro 14, 2013

Brasileirão - Grêmio 1x0 Vasco


E depois de algum tempo o Grêmio voltou a marcar gols e voltou a vencer. Foi pouco, mas o suficiente para superar um desesperado Vasco da Gama. Curiosamente a equipe tricolor parecia mais nervosa que os visitantes, e assim errava mais. Logo no começo da partida Barcos teve boa oportunidade, mas preferiu tentar o passe quando a jogada mais correta parecia ser o chute. O cruz-maltinos tiveram chances em jogadas criadas pelo lado direito de ataque, contando com a indecisão de Alex Telles (que era desproporcionalmente criticado pela torcida), mas Dida fez intervenções seguras nos chutes de Marlone e Pedro Ken. Ainda no primeiro tempo o Grêmio voltou a ameaçar numa cobrança de falta de Alex Telles, mas a bola passou raspando a trave.

O gol mesmo só saiu aos 5 minutos da etapa final. Zé Roberto bateu escanteio da esquerda e Rhodolfo subiu alto, cabeceando sem chances para o arqueiro adversário.  Como era de se imaginar, a vantagem deu certo alívio para o Grêmio, que passou a contar com espaço para contra-atacar e esteve sempre mais perto de ampliar do que de sofrer um empate (especialmente após as entradas de Maxi Rodriguez e Elano). Contudo, o placar final acabou sendo o de 1x0.


 


Mais uma grande partida do Rhodolfo. O gol foi uma justa recompensa. E pensar que quando ele desembarcou foi classificado como "seguro, mas nem tanto".

Zé Roberto tem direito de estar insatisfeito (de 3 em 3 dias ele passa de titular para sequer ser opção no segundo tempo). Mas seria interessante se essa insatisfação fosse acompanhada por uma autocrítica. Uma ano atrás, ele foi decisivo na partida contra o São Paulo, ao receber, no segundo tempo, uma bola no campo de defesa, passar na velocidade por dois adversários e dar uma assistência para André Lima. Ontem, numa jogada ocorrida ainda no primeiro tempo, ele recebeu uma bola no mano a mano com o zagueiro Cris, mas preferiu não encarar o zagueiro vascaíno, optando por levar a bola para perto da linha lateral. Este é só um exemplo da sua queda de rendimento de 2012 para 2013.


E o público na Arena foi baixo, apesar da promoção de ingressos. Será que essa foi a medida mais adequada. Será que essa promoção se encaixa nos objetivos do ISO9001 do quadro social do Grêmio?

Não seria interessante também dedicar alguma atenção a detalhes como dia e horário dos jogos? Mais uma vez o Grêmio jogou numa quarta-feira as 19h30 (sabidamente um dos piores horários para o torcedor). Será que a direção gremista pleiteou alguma alteração?

E por falar em detalhes, não seria prudente que alguém orientasse o Kléber a não utilizar uma chuteira de cada cor. Penso que quando a fase não é boa o atleta deve procurar não chamar a atenção por futilidades.


Fotos:
Ricardo Rimoli (Lance), Ricardo Giusti (Correio do Povo) e Lucas Uebel (Grêmio.net)

Grêmio Grêmio 1x0 Vasco Vasco

GRÊMIO: 
Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Riveros, Ramiro e Zé Roberto (Maxi Rodríguez - 15'/2ºT); Kleber (Elano - 29'/2ºT) e Barcos (Werley - 42'/2ºT)
Técnico:
Renato Portaluppi

VASCO:
Alessandro, Jomar (Willie - 11'/2ºT), Cris e Renato Silva; Fagner, Guiñazú (Sandro Silva - 15'/2ºT), Abuda, Pedro Ken e Wendel; Marlone e Edmilson (André - 32'/2ºT)  
Técnico:
Adilson Batista

34ª Rodada -
Campeonato Brasileiro 2013
Data:
13/11/2013, quarta-feira, 19h30min
Local:
Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público:
14.840 (10.863 pagantes)
Renda:
R$ 304.016,00
Árbitro:
Francisco Carlos do Nascimento (FIFA-AL)
Auxiliares:
Pedro Jorge Santos de Araújo (AL) e Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL)
Cartões amarelos:
Barcos (GRE); Pedro Ken (VAS)
Gols:
Rhodolfo  aos 5 minutos do 2º tempo

Um comentário:

Anônimo disse...

Não que eu seja a favor, mas parece que a chuteira do Kleber, uma de cada cor, é uma ação da adidas.