sexta-feira, janeiro 24, 2014

Gauchão 2014 - Grêmio 2x1 Lajeadense



Depois da bizarrice que enfrentou no gramado sintético do Zequinha na partida de estréia, os guris do time B do Grêmio tiveram uma oportunidade de atuar em condições mais condizentes com a prática do futebol. Seguia fazendo muito calor, mas as 19h30, com sombra na grama natural da arena, era possível se realizar um jogo. E foi o que aconteceu. É verdade que não com muita velocidade, o estádio muito vazio fez com que os primeiros minutos de jogo fossem mais tranquilos. Aos poucos o Grêmio conseguiu se soltar, avançando em "jogadas pelos flancos" (OSTERMANN, Ruy) onde se destacavam Spessatto, Breno e, especialmente, Everton. O Lajeadense conseguia ameaçar através da maior presença física dos seus atletas, levando perigo principalmente na bola aérea. Aos 38 minutos Breno apareceu bem pela ponta esquerda e cruzou forte e rasteiro para Everton empurrar para as redes. 1x0 foi o placar do primeiro tempo.

No segundo tempo o Grêmio tratou de administrar o resultado e o seu cansaço. Notei uma movimentação curiosa: Everaldo, que é centroavante de área, retornava como meio-campista enquanto Luan permanecia como o atleta mais avançado. Aos poucos o tricolor foi perdendo o controle do meio de campo (as mudanças feitas não surtiram efeito) e o Lajeadense teve uma série de oportunidades para levanta a bola na área do Grêmio. Em um escanteio aos 32 minutos, Gabriel Atz subiu sozinho e empatou o jogo. Por sorte o Grêmio ainda teve tempo de reagir. Aos 43, Luan recebeu pelo passe e foi derrubado dentro da área. Leandro Canhoto converteu o pênalti que estabeleceu o 2x1 final.

 

Tivemos o menor público pagante da história da Arena ontem (até em Juventude x Botafogo-PB foram vendido mais ingressos). Era possível prever isso? O desinteresse é evidente, vários torcedores que estavam na Arena ignoram o jogo no segundo tempo para pedir autografo para Barcos. Em dias assim, não seria melhor abrir apenas o anel inferior? Seria mais econômico e diminuiria a sensação de vazio no estádio.

Outra questão que aumentou esse sentimento de o estádio estava deserto foi o fato, de mais uma vez, não termos bandeiras, faixas e instrumentos musicais na Arena. Os primeiros minutos de jogo, sem nenhum grito de torcida, foram deprimentes. Espero muito para que se resolvam todos os entraves dessa questão (sejam eles de fato burocráticos ou apenas de "espírito") antes da estreia na Libertadores.

Por que o Eduardo Martini estava usando o camisa "01" do Lajeadense? Quando o Rogério Ceni faz isso já excessivamente ridículo.

Tomei um susto quando ouvi na coletiva que o Everton tem apenas 17 anos. Mostrou bastante confiança e personalidade na partida. Promissor.

Breno foi um dos poucos que se destacou no primeiro jogo. Ontem novamente foi bem. Uma boa notícia, especialmente se considerarmos o fato o Grêmio não tem opções assim na lateral esquerda.
 
Fotos: Lucas Uebel (Grêmio.net) e André Kruse

Grêmio Grêmio 2x1 Lajeadense Lajeadense

GRÊMIO: Follmann; Spessatto, Rafael Thyere, Cleylton e Breno; Moisés (Angelo, 26'/2ºT), Guilherme Amorim e Jeferson (Matheus Barbosa, 20'/2ºT); Everton, Luan e Everaldo (Leandro Canhoto, 13'/2ºT).
Técnico: Marcelo Mabília

LAJEADENSE: Eduardo Martini; Márcio Gabriel, Bruno Oliveira, Gabriel Atz e Marcio Goiano; Rudiero, Mateus (João Felipe, 21'/2ºT), Everton e Rennan (Mikael, 28'/2ºT); Cléverson e Japa (Eber, 37'/2ºT).
Técnico: Fabiano Daitx

2ª Rodada - Campeonato Gaúcho 2014
Data: 24 de janeiro de 2014, quinta-feira, 19h30min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Público: 5.029 (3.360 pagantes)
Renda: R$ 82.347,00
Árbitro: Diego Almeida Real,
Auxiliares :João Lúcio Junior e Elio Nepomuceno Jr.
Cartões amarelos: Rennan, Everton, Bruno Oliveira (L); Jeferson, Guilherme Amorin, Matheus Barbosa, Angelo (G)
Cartão vermelho: Bruno Oliveira (L)
Gols: Everton (G), a 38 min do primeiro tempo. Gabriel Atz (L), a 32 min, e Leandro Canhoto (G), a 42 min do segundo tempo.

Nenhum comentário: