quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Renda de jogo-treino foi superior a renda de jogo do Gauchão


Deixei uma pergunta no ar no último post: Qual jogo teve mais público e renda? O Esportivo 1x3 Grêmio do último domingo, partida oficial do Gauchão em Bento ou o jogo-treino do Grêmio em Carlos Barbosa na pré-temporada?

Pois bem, eu, que ainda entendo que seja possível manter os grandes (de alguma forma) disputando os estaduais, sou obrigado a transcrever os dados que comprovam que um jogo-treino movimentou mais gente e dinheiro do que uma partida oficial:

Segundo o UOL e a Zero Hora, cerca de três mil ingressos foram vendidos para o amistoso do Grêmio contra um combinado amador de Carlos Barbosa. A renda dessa partida ficou na casa dos 70 mil reais.

Já a partida entre Esportivo e Grêmio, pela oitava rodada do Gauchão 2014 teve, segundo o borderô publicado no site da FGF, teve um público de 1132 pagantes, para uma renda de R$ 45.005,00.

Não podemos admitir uma situação dessas. É claro que é preciso fazer a ressalva de que o torcedor de Bento terá mais oportunidades de assistir futebol profissional no ano (algo que não acontecerá em 2014 em Carlos Barbosa) e que um jogo foi televisionado e outro não, e a principal fonte de receita dos clubes no gauchão é a cota de televisionamento, e não mais as rendas. Mas futebol sem torcida faz muito pouco sentido, até mesmo para TV. 

Também é preciso lembrar que a comparação é feita a partir do pressuposto que os relatos dos sites e que os números do borderôs são fidedignos/precisos. Mas mesmo que não fosse, o simples fato de se poder cogitar que um treino leve mais público do que o um compromisso oficial é assustador. É preciso repensar algumas questões do campeonato gaúcho.

Um comentário:

Ota disse...

E, tivesse Carlos Barbosa um estádio com maior capacidade, esse público de 3 mil pessoas seria ainda maior.