terça-feira, abril 29, 2014

Amistoso em 1977 - Grêmio 1x0 San Lorenzo


O primeiro confronto entre Grêmio e San Lorenzo aconteceu em março de 1977 no estádio Olímpico. Foi um amistoso que serviu como pagamento do ponta Ortiz, que havia atuado no tricolor no ano anterior. O time de Telê Santana começava a tomar forma e esse jogo era o último antes da estreia no Gauchão daquela temporada.

A grande atração da noite era o retorno de Alcindo Martha de Freitas aos gramados brasileiros, depois de um longo período no futebol mexicano. Pelos relatos e fotos da época, o "Bugre" estava longe da forma ideal. Por isso acabou sentindo bastante a falta de ritmo no primeiro tempo (quando Tarciso desperdiçou um pênalti), mas pediu para permanecer na segunda etapa, quando marcou, aos 4 minutos, superando o goleiro La Volpe que até então fazia grande partida.


"O gol

Iura e Tadeu Ricci tabelaram, aos 4 minutos, na intermediária do San Lorenzo de Almagro. A jogada foi cortada por Nicolau. A bola ficou com Alcindo que chutou rápido, na dividida com Sanz, tomando efeito, encobrindo o goleiro La Volpe e caindo dentro do gol." (Folha da Tarde - 24 de março de 1977)


 "No intervalo, Alcindo garantiu que voltaria para a etapa final. E cumpriu a palavra: voltou para marcar seu gol. Eram 4 minutos do segundo tempo quando o árbitro marcou uma falta nas proximidades da área do San Lorenzo. Alcindo caminhou para ajeitar a bola. Agora não havia Tarciso para atrapalhar. Alcindo fez a cobrança com força, a bola bateu na barreira, subiu e tomou efeito, impedindo qualquer tentativa de defesa de La Volpe" (Zero Hora - 24 de março de 1977)



TELÊ: "O Alcindo jogou mais como um prêmio para a torcida. A sua estréia talvez tenha sido prematura porque ele ainda não está em condições. Mas fez o gol e isso é importante. Sabemos que ele tem condições técnicas, mas precisa estar em forma. E para quem estava parado há tanto tempo, foi muito bem"

ALCINDO: " Eu queria apenas ter mais umas chances. Estava gostando dos dois ponteiros, mas tinha dificuldade porque ainda estou fora de forma. Como minha condição de jogo deve demorar quase um mês, vou me preparar bem. Quero perder peso em excesso e treinarpois só participei de meio coletivo e estava há três meses parado."


"Para Fischer, ex-jogador do Botafogo do Rio de Janeiro e Vitória da Bahia, o Grêmio está jogando um bom futebol, "mas se quiser ser campeão terá que melhorar muito". Hoje para ele deu tudo certo, porque o juiz ajudou principalmente para a sua defesa. O Alcindo teve muita sorte, pois a bola que ele chutou bateu em Sanz e acabou deslocando o goleiro La Volpe, que ia certo no lance" (Folha da Tarde - 24 de março de 1977)


Fontes: Folha da Tarde, Globo Esporte e Zero Hora

Grêmio 1x0 San Lorenzo

GRÊMIO: Remi; Eurico, Ancheta, Oberdan e Ladinho; Vitor Hugo, Iura (Jerônimo) e Tadeu Ricci; Tarciso, Alcindo (Delmar) e Eder
Técnico: Telê Santana 

SAN LORENZO: La Volpe; Lupo, Nicolau (Sanchez), Sanz e Villar (Ruiz); Palmieri, Pedro ChazarretaMario Mendoza (Gauna); Olivares (Premici),  Fischer e Mário Rizzi
Técnico: Rogelio Dominguez

Amistoso
Data: 23 de março de 1977, quarta-feira, 21h15min
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre-RS
Público: 15.720 pagantes
Renda: Cr$ 354.575,00
Juiz: Nazarino Pinzon
Auxiliares: Elinei Macedo e Ivo Morel
Gol: Alcindo, aos 4 minutos do segundo tempo 

Nenhum comentário: