domingo, maio 11, 2014

Brasileirão 2014 - Chapecoense 1x2 Grêmio


Apesar de já ter tido feito dois jogos nos seus domínios, a Chapecoense ainda não havia vencido no Brasileirão 2014, e assim tratou de fazer uma pressão nos primeiros 25 minutos de jogo. Nesse período o Grêmio não conseguiu frear a correria imposta pelo time da casa e Marcelo Grohe foi acionado três vezes, nos arremates de Régis, Ricardo Conceição e Leandro (Dois deles foram executados nas proximidades da pequena área). Mas passado esse sufoco inicial o tricolor conseguiu se soltar, contando especialmente com Dudu, que fazia o desafogo do ataque para a defesa. Foi dele a primeira conclusão do Grêmio, depois de uma tabela com Barcos. E a equipe gremista foi rápida em converter seu bom momento em gol. Logo aos 30, Rodriguinho cobrou escanteio na área, Alan Ruiz desviou de cabeça e Barcos completou, de virada, para as redes.

A reação da Chapecoense só foi acontecer na volta do segundo tempo. No primeiro minuto, Rafael Lima acertou a trave com uma cabeçada. Os mandantes se empolgaram e foram pra cima, mas deixaram espaços no contra-ataque. Numa primeira oportunidade, Barcos arrancou pela esquerda,  mas desperdiçou. Na segunda, o Pirata conseguiu acionar Luan, que prendeu a bola entre os adversários aguardando a passagem de Dudu, que por sua vez devolveu para o camisa 9 marcar o segundo gol tricolor. Depois disso a primeira vitória gremista fora de casa ficou bem encaminhada. A Chapecoense só descontou quando o Grêmio relaxou nos minutos finais.


A amostragem é muito pequena. Mas se considerarmos que o Grêmio jogou 3 das 4 partidas fora de casa da pra dizer que a campanha é boa. O grande problema foi não ter somando ponto contra o Atlético-PR em um campo neutro.

O Werley batendo falta é uma completa novidade para mim. Contudo, apesar dessa ocorrência, o Grêmio melhorou nessa questão da bola parada. No primeiro tempo ficou claro que Rodriguinho era o responsável pelas cobranças de escanteio e em um deles saiu o primeiro gol.

Eu achei injusta a ida do Luan para o banco. Acho que não é assim que se resolve o suposto problema de confiança. Ademais, por rendimento (considerando toda a temporada), jamais poderia perder posição para o Alan Ruiz. Mas se o problema é físico, aí já são outros 500. E hoje, logo na sua primeira jogada, ele foi fundamental na elaboração do segundo gol.

Não achei a comemoração do Barcos tão provocadora assim para merecer um cartão amarelo. Mas vamos combinar que um jogador com a experiência dele não deveria ficar tão abalado com a corneta da torcida adversária.

Grande presença da torcida tricolor em Chapecó. Por essas e outras que sempre me valho do critério "proximidade geográfica" na torcida por times que disputam o acesso.

Fotos: Diego Carvalho (Chapecoense)

Chapecoense Chapecoense 1x2 Grêmio  Grêmio

CHAPECOENSE: Danilo; Ednei, Rafael Lima, André Paulino e Neuton; Abuda (Alemão, Intervalo), Diones, Ricardo Conceição e Régis (Neném, 24'/2ºT); Fabinho Alves (Tiago Luís, 39'/2ºT) e Leandro
Técnico: Gilmar dal Pozzo

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Bressan e Wendell; Edinho, Riveros, Alan Ruiz (Luan, 16'/2ºT), Rodriguinho (Ramiro, 16'/2ºT) e Dudu (Zé Roberto, 33'/2ºT); Barcos
Técnico: Enderson Moreira.

04ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2014
Data: 11/5/2014, domingo, 16h00min
Local: Arena Condá, em Chapecó-SC
Público: 19.175 pagantes
Renda: R$ 595.640,00 
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Auxiliares: Márcio Gleidson C. Dias (PA) e Heronildo Freitas da Silva (PA)
Cartões amarelos: A.Paulino e Rafael Lima; Dudu, Edinho, Barcos e Luan
Gols: Barcos, aos 30 minutos do primeiro tempo, e aos 19 minutos do segundo tempo; Tiago Luis, aos 46 minutos do segundo tempo.

Nenhum comentário: