domingo, maio 18, 2014

Brasileirão 2014 - Grêmio 1x0 Fluminense


O Grêmio tinha uma missão complicada na Arena hoje. Como mandante, teria que atacar o Fluminense, sem contudo ceder espaço para um contra-ataque armado por Fred, Conca & Cia. Apesar de ocupar o campo de ataque, o tricolor gaúcho tinha dificuldade em criar situações de gol. Rodriguinho, centralizado e mais projetado, até conseguia ser mais incisivo, mas Dudu e Alan Ruiz não iam tão bem ao sair das pontas em direção ao meio. Nos primeiros minutos de jogo Werley tentou três lançamentos em direção ao ataque. Aos 36 minutos, quando o Fluminense já tinha tomado o controle das ações, Werley avançou pelo lado direito do ataque e dessa vez optou por tentar uma enfiada rasteira, acionando Rodriguinho, que por sua vez chutou cruzado e marcou o único gol da partida.

No segundo tempo o Grêmio aparentemente abdicou da posse de bola em troca de tentar liquidar o jogo em contra-ataques. E teve chances para isso, mas esbarrou na ineficiência de Barcos que estava numa tarde pouco inspirada. Marcelo Grohe, por outro lado, esteve numa jornada espetacular, e foi muito por causa dele que o Grêmio conseguiu segurar o Fluminense, que pressionou até o final, mesmo estando com um jogador a menos desde os 24 minutos do segundo tempo.



Marcelo Grohe fez três defesas sensacionais. Foi, indubitavelmente, o grande nome do jogo. Muitas partidas são decididas pelo centroavante. A de hoje foi decidida pelo goleiro.

Werley, que não está no seu melhor semestre com a camisa tricolor, fez uma grande partida. Só não digo que foi impecável porque deixou Fred livre no lance que resultou na defesa "a la Gordon Banks" de Grohe. Mas, com exceção desse lance,  o camisa 9 da seleção foi muito bem marcado pela zaga gremista.

Ramiro, fez um segundo tempo espetacular. Especialmente se considerarmos que ele recebeu cartão amarelo ainda no primeiro tempo e seguiu combatendo e fazendo inúmeros desarmes depois disso.

Custo a acreditar que Sandro Meira Ricci será o representante da arbitragem brasileira na Copa do Mundo. Hoje ele foi muito mal na partida. Foi incoerente em diversas marcações. Teve uma jogada peculiar no primeiro tempo, quando ele marcou uma falta de Diguinho que matou um contra-ataque. O Grêmio tentou cobrar rapidamente, mas Sandro Meira Ricci nao autorizou a cobrança e foi em direção a Diguinho, como se fosse o advertir. Mas na verdade o juiz só aproveitou esse tempo para se reposicionar em campo. Por sorte ele não cometeu um erro mais grosseiro na partida. Contudo a questão dos acréscimos chegou a ser cômica. Num segundo tempo truncando, com expulsão e várias substituições ele sinalizou apenas 3 minutos de acréscimos, e encerrou o jogo aos 47 minutos e 30 segundos. No situação de hoje eu deveria achar bom, mas hipocrisia tem limite.

Apesar dessa sequência de duas vitórias eu sigo achando que o Luan tem lugar nesse time. Nenhum dos meias produziu mais que ele nesse ano.

Esse jogo teve o maior número de não pagantes, tanto em termos absolutos (11.923), como também em percentuais (38,15%) da história da Arena do Grêmio. Quantos desses não pagantes se dispunham a pagar ingressos caso não houvesse a promoção?

Gostei da volta da informação dos resultados dos outros jogos da rodada no telão/placar. Era um elemento que havia sido inexplicavelmente abandonado desde a saída do Olímpico. O que eu não gostei foi de ver portões fechados num jogo com mais de 30 mil pessoas (e ainda se esperava mais gente)

Fotos: André Kruse (Grêmio1983.blogspot.com)

Grêmio Grêmio 1x0 Fluminense Fluminense

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Bressan e Breno; Ramiro, Riveros, Alan Ruiz (Zé Roberto 25/2°T), Rodriguinho (Maxi Rodriguez  33/2°T) e Dudu; Barcos.
Técnico: Enderson Moreira.

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Elivélton e Carlinhos; Diguinho (Chiquinho  31/2°T), Jean, Wágner e Conca (Biro Biro 31/2° T); Rafael Sobis (Walter 16/2°T) e Fred.
Técnico: Cristovão Borges

05ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2014
Data: 17/5/2014, domingo, 16h00min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre - RS
Público: 31.251 (19.328 pagantes)
Renda: R$ 734.734,00
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: Emerson Carvalho (SP) e Marcelo Van Gasse (SP)
Cartões amarelos: Ramiro, Pará, Alán Ruiz (G), Fred, Elivélton (F)
Cartões vermelhos: Fred, aos 24 do 2°T
Gol: Rodriguinho aos 36 minutos do  1° tempo

Um comentário:

Diogo Tadeu Silveira disse...

Marcelo Grohe perfeito, Werley quase.
S.M.Ricci é discípulo do C.E.Simon.