quarta-feira, agosto 13, 2014

Ingressos para visitantes - Discrepância entre os acordos e os borderôs


Em razão disso, e de nova polêmica sobre o número de entradas para os tricolores no clássico do segundo turno do brasileirão do ano passado, o Ministério Público intermediou  um acordo entre os clubes para "definir a quantidade de torcedores visitantes nos Gre-Nais que ocorrerão durante o Gauchão de 2014. Os números foram calculados pela Brigada Militar levando em conta a manutenção da segurança e logística de acesso até a chegada dos torcedores colorados à Arena do Grêmio para o primeiro Gre-Nal do Gauchão, em 9 de fevereiro. Dessa forma, serão disponibilizadas 1,5 mil vagas à torcida colorada. Na ocorrência do clássico no estádio Beira-Rio, pelo princípio da reciprocidade, se o laudo de capacidade da BM atestar menos de 50 mil vagas totais possíveis de serem ocupadas, o número para visitantes ficará em mil. Caso a quantidade seja superior a 50 mil, poderão ser vendidos 1,3 mil ingressos para a torcida do Grêmio. A BM deverá definir esses índices sete dias antes da partida e informar o MP, a FGF e os clubes. Caso ocorra uma partida em que o Inter tenha mando de campo fora de Porto Alegre, os gremistas terão direito a mil ingressos. "

Pois bem, o borderô disponibilizado no site da FGF (conforme exigência do estatuto do torcedor) se verifica que o acordo foi obedecido no primeiro Gre-Nal do ano. Embora a leitura seja complicada, devida a imagem parecer ser a de um fax scaneado, consta lá como oferecidos e vendidos 1.500 ingressos para a torcida colorada. 


O acordo promovido pelo MP simplesmente não previu a possibilidade da realização de um segundo Gre-Nal na Arena pelo Gauchão 2014. Achei uma única notícia, do Globo Esporte, dando conta que os colorados teriam recebido 1,5 mil ingressos para a primeira partida da final, contudo segundo o borderô esse número foi de 1.400 entradas.


Mas para um Gre-Nal no Gauchão onde o Inter fosse o mandante o acordo não deixava dúvidas. Deveriam ser 1.000 as entradas disponibilizadas para os gremistas no jogo em Caxias. Inclusive foi noticiado que toda essa cota fora vendida.  Todavia, novamente o borderô apresenta um número diferente. Foram ofertados e comercializados apenas 832 ingressos para a torcida do Grêmio. A diferença de 168 pode parecer pequena para um estádio de futebol, mas representa mais de 10% da carga destinada ao tricolor.


Na época ninguém reclamou ou estranhou essa diferença. E o Ministério Público, mesmo sem ter verificado se o seu acordo anterior fora cumprido, voltou a reunir os clubes para estabelecer a quantidade de visitantes nos clássicos do Campeonato Brasileiro. O número caiu para 1.300, e a torcida do Grêmio teria comprado  toda essa cota numa manhã bastante tumultuada no Estádio Olímpico. Contudo, há nova discrepância no borderô, onde constam como vendidos somente 1.200 ingressos.


Diante de tal quadro ficam as perguntas: Ao que se deve a discrepância entre os números divulgados nos acordos entre clubes e Ministério Público e os dados revelados nos borderôs? Que medida a Promotoria de Justiça Especializada do Torcedor do MP tomará sobre este assunto?


Atualização: No Gre-Nal disputado na Arena pelo Brasileirão, em 09 de novembro de 2014, a carga de 1.300 ingressos para a torcida visitante foi devidamente observada.



Nenhum comentário: