segunda-feira, setembro 29, 2014

Brasileirão 2014 - Botafogo 0x2 Grêmio


Não dá pra dizer que o Grêmio não deu NENHUMA chance para o Botafogo sair da crise. Mas foram pouquíssimas as oportunidades do time da casa. Alíás, o tricolor pareceu muito mais a vontade jogando no Maracanã do que o seu adversário.  No início do jogo por algumas  os botafoguenses conseguiram arrancar livres pelo meio da defesa gremista, mas logo isso foi corrigido e o time de Felipão passou a mandar no jogo, trabalhando a bola no campo de ataque. Aos 11 minutos, Barcos teve a melhor chance da primeira etapa, mas chutou em cima de Jefferson após receber bom passe de Rhodolfo. Logo depois, seria a vez de Luan ficar cara a cara com goleiro alvinegro, mas o bandeirinha equivocadamente marcou impedimento. Aos 16, Ramiro foi lançado dentro da área, mas a bola lhe escapou no momento de fazer o domínio. Aos 43, Ramiro mais uma vez apareceu dentro da área pelo lado direito, dessa vez recebendo um passe rasteiro, mas Jefferson fez boa intervenção e mandou a bola para escanteio, de modo que o primeiro tempo acabou com a sensação de que o Grêmio já poderia/deveria estar em vantagem no marcador.

Logo no primeiro minuto da etapa final o Botafogo teve a sua melhor (e a talvez última) chance na partida. Ramírez deu passe de letra e Sheik concluiu de voleio, mas Marcelo Grohe fez uma grande defesa, mantendo o zero no marcador. Aos 4 minutos, o peruano Ramírez perdeu o controle da bola ao escorregar e o Grêmio se aproveitou para contra-atacar. Zé Roberto fez o "overlap" pela esquerda e recebeu de Dudu dentro da área. Ali ele levantou a cabeça e achou Barcos, que empurrou para as redes quase em cima da linha. O Botafogo desmoronou com o gol e o Grêmio teve alguma facilidade para ampliar. Aos 31 minutos, Gabriel rebateu um cruzamento, mas permaneceu dentro da área dando condições para Barcos, que teve tempo para ajeitar o corpo e tirar Jefferson da jogada.


É importante destacar que toda essa solidez defensiva do Grêmio não passa por se "encastelar" dentro da sua própria área ou por povoar o meio de campo com cabeças de área, e sim pelo fato do Grêmio valorizar a posse de bola, procurando a manter sempre próxima do campo de ataque. Não que uma dessas táticas seja superior ou mais válida do que as outras, apenas acho importante tentar entender o porque do time estar apresentando esse bom desempenho defensivo.

O Grêmio manteve o 4-2-3-1 que usou contra o Fluminense. Ramiro permaneceu na mesma linha de Luan e Dudu, posicionando ainda mais aberto pela direita, atuando quase como um winger. E foi por aquele lado que ele pareceu três vezes dentro da área para concluir. 

Imagino que a venda do uniforme do Marcelo Grohe só seja "desbloqueada" a partir dos 1000 minutos sem tomar gols.

Por falar em uniforme, esse era mais um jogo propício para o Grêmio entrar em campo vestindo uma camiseta toda azul.

O primeiro gol do Grêmio foi um belo exemplo de como Dudu atuou um pouco mais como um armador e não só como um atacante de jogadas individuais pela ponta. E com o lado mais liberado, Zé Roberto pode fazer várias jogadas de linha de fundo.

Fotos: Wagner Meier (Lance), Uanderson Fernandes (O Dia), Vitor Silva (Botafogo F.R.) e Alexandre Cassiano (O Globo)

Botafogo Botafogo 0x2 Grêmio Grêmio

BOTAFOGO: Jefferson, Dankler (Carlos Alberto 20'/2ºT), Bolívar, André Bahia e Julio Cesar; Airton, Gabriel, Ramírez e Zeballos (Wallyson, Intervalo); Emerson Sheik e  Rogério (Ferreyra 33'/2ºT)
Técnico: Vagner Mancini

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Pedro Geromel e Zé Roberto; Walace,  Fellipe Bastos (Riveros, 43'/2ºT), Ramiro, Luan (Alán Ruiz, 24'/2ºT) e Dudu (Matheus Biteco, 36'/2ºT); Barcos  
Técnico: Luiz Felipe Scolari

25ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2014
Data: 28/9/2014, domingo, 16h00min
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Público: 12.498 (10.462 pagantes)
Renda:R$ 263.010,00
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Bruno Raphael Pires-GO
Cartões amarelos: Airton, Gabriel e Dankler; Dudu, Wallace, Barcos e Alán Ruiz
Gols: Barcos, aos 4 minutos e Barcos, aos 31 minutos do segundo tempo

Nenhum comentário: