quarta-feira, novembro 26, 2014

Brasileirão 2014 - Corinthians 1x0 Grêmio


Eu só consegui assistir ao segundo tempo dessa partida. O Grêmio foi muito bem nos primeiros minutos da etapa final, apenas cometendo o pecado de ser pego muitas vezes em impedimento nesse período. A partir dos 20 minutos o Corinthians reagiu e passou a incomodar no ataque, especialmente com Guerrero. E nessa pressão acabou sendo bastante ajudado pela arbitragem, que passou a assinalar uma série de faltinhas em que o único critério parecia ser o de favorecer a equipe da casa. Aos 37 minutos Guerrero recebeu dentro da área, errou o chute mas mesmo assim superou Marcelo Grohe, fazendo o único gol da partida.

O lance do pênalti reclamado pelo Grêmio é duvidoso sim, mas convenhamos que fica muito mais fácil pro defensor cortar o cruzamento quando ele salta com os braços abertos, tal como fez o Fábio Santos. Mas o mais grave dessa jogada foi o fato do bandeirinha ter voltado atrás na sua marcação por supostamente ter dado um voto de confiança ao jogador do Corinthians.

Interessante notar como o Corinthians usou a sua conta oficial para influenciar o debate sobre o lance. Enquanto isso, os dirigentes do Grêmio costumam usar suas contas pessoais para reclamar da arbitragem, deixando a conta oficial do clube para fazer campanha para chapa da situação.

Duda Kroeff novamente foi muito bem ao direcionar sua crítica ao nível da arbitragem no Brasil. O problema é que o nível dificilmente melhorará se a análise sobre os erros dos juízes continuar sendo feita da como é hoje. O que se faz atualmente é empurrar o problema com a barriga, varrer a sujeira para debaixo do tapete, sem nenhuma proposta ou medida efetiva de correção e melhoria, apenas se torcendo para que os juízes tenham uma súbita crise consciência (ou que da próxima vez o beneficiado seja o "meu" time). Tem se visto um clubismo travestido de jornalismo (na sexta passada um ex-presidente do Internacional foi convidado para analisar a arbitragem de Cruzeiro e Grêmio, e ele a achou ótima. Ramiro disse que "não dá pra ter certeza do que foi" e Juca Kfouri afirmou que Ramiro disse "vi que não foi pênalti"), com o surrado expediente de tergiversar sobre determinados erros, escolhendo a repetição de lances corriqueiros em detrimento dos realmente polêmicos ( e isso aconteceu nos últimos dois jogos do Grêmio). E o pior ainda é dar a última palavra para juízes aposentados (ou jornalistas com formação em curso de arbitragem) que se revelam defensores incansáveis do corporativismo. Esse raciocínio de que "os erros estão na média, acontecem pra todos os lados" é a maior falácia do futebol brasileiro e favorece muito ao status quo.

Historicamente o Grêmio reclama bastante da arbitragem. Talvez até em demasia. Mas é estranho que jamais se reconheça que o clube possa ter alguma dose de razão.

Fotos: Ari Ferreira (Lance) e Daniel Augusto Jr (Ag. Corinthians)

Corinthians Corinthians 1x0 Grêmio  Grêmio

CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Gil, Felipe e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros e Renato Augusto (Jadson - 34'/2ºT); Malcom (Luciano - 16'/2ºT) e Guerrero
Técnico: Mano Menezes

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Ramiro, Rhodolfo, Bressan e Zé Roberto; Walace, Fellipe Bastos, Riveros (Giuliano - Intervalo), Luan (Alan Ruiz - 26'/2ºT) e Dudu (Lucas Coelho - 40'/2ºT); Barcos
 Técnico: Luiz Felipe Scolari

36ª Rodada- Campeonato Brasileiro 2014
Data: 23 de novembro de 2014, domingo, 19h30min
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Público: 36.511 (36.307 pagantes)
Renda: R$ 2.644.690,00
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (FIFA-MG)
Assistentes: Marcio Eustáquio Santiago-MG e Guilherme Camilo-MG
Cartões amarelos: Cássio, Dudu e Alan Ruiz
Gol: Paolo Guerrero, aos 37 minutos do segundo tempo

Nenhum comentário: