quinta-feira, novembro 06, 2014

Gre-Nal com juiz gaúcho ou com juiz de fora do RS? Qual a diferença?

A famigerada semana Gre-Nal sempre traz consigo alguns temas que se repetem todo ano. O pior deles pra mim é a absolutamente improducente discussão sobre quem é o favorito (e nessa semana foi ela quem mais ganhou destaque). Creio que a discussão sobre o tratamento das torcidas visitantes, do número de ingressos disponibilizados seja um assunto bem mais proveitoso (e já tratei dele aqui no blog).

A escalação do juiz é um outro tópico que por vezes é discutido, mas sempre de maneira pontual, quase casuística. Diante do velho dilema entre escalar um juiz gaúcho ou juiz de fora do Rio Grande do Sul para apitar o clássico eu tentei encontrar uma maneira mais objetiva de avaliar se o local de formação do árbitro faz alguma diferença no retrospecto dos times.

Fiz um levantamento sobre todos os clássicos disputados nos últimos 25 anos. Dos 107 Gre-Nais jogados nesse período, 83 foram apitados por juízes vinculados a Federação Gaúcha e 24 por juízes de fora do estado.

Abaixo segue o retrospecto de todos os Gre-Nais desse período:



Abaixo segue o retrospecto dos Gre-Nais apitados por juízes gaúchos nesse período:



Abaixo segue o retrospecto dos Gre-Nais apitados por juízes de fora do estado nesse período:


Como se vê existe uma certa variação. Mas ela me parece pequena demais pra dizer que existe uma diferença efetiva. Ademais, ainda que amostragem englobe um período bastante longo, o número de Gre-Nais apitados por juízes de fora do RS não é suficientemente grande para poder fazer uma tese sobre o tema.

Ademais, esses dados não levam em conta que um empate possa ter favorecido um dos times, ou mesmo que uma derrota por certa diferença de gols seja do interesse de alguma equipe. Ainda, o juiz pode ter prejudicado muito mais o lado que saiu vencedor. De modo que resolvi publicar estes números mais com uma curiosidade, e não com uma conclusão definitiva.

Nenhum comentário: