quarta-feira, maio 06, 2015

Gauchão 2015 - Inter 2x1 Grêmio



Times que entregam gols para o adversário não costumam ser campeões.

Equipes que demoram 20 minutos pra perceber que o jogo começou costumam ser goleadas.

A maneira que o Grêmio se portou no começo desse Gre-Nal foi tão absurda que acaba praticamente desautorizando qualquer outro tipo de discussão (sobre arbitragem, pênaltis e outros favorecimentos). Com 4 minutos de bola rolando o Grêmio já tinha cedido o primeiro contra-ataque. Com 5 minutos levou uma bola na trave. Com 6 minutos sofreu um gol onde o ataque adversário entrou com a bola no chão pelo meio de sua zaga. Com 10 minutos, mesmo jogando como visitante, deixou o time da casa criar seu terceiro contra-ataque perigoso. Não há como resistir a uma sequência tão desastrosa como essa. Pra piorar, quando o Grêmio esboçou uma reação, Fellipe Bastos pegou o rebote da falta que ele mesmo cobrou na trave e deu um passe demasiadamente curto para Matias Rodriguez, justo na frente de Nilmar, que desde 2004 aproveita esse tipo de vacilo para criar gols para o co-irmão.

Tem um dado que ilustra bem a apatia do Grêmio nesse primeiro tempo. O time, mesmo com esse 2x0 contra, só fez duas faltas durante todo a primeira etapa. No mesmo período, mesmo tendo tudo a favor, o Inter cometeu 9 faltas. Menos mal que o tricolor aproveitou a 9ª falta recebida, quando Douglas levantou na área, Rhodolfo cabeceou, Alisson soltou e Giuliano empurrou para dentro.

Durante todo o segundo tempo o Grêmio teve bastante posse de bola, muitos escanteios, mas pouquíssimas chances concretas de fazer o gol que lhe daria o título.




Não é exatamente a falta de títulos estaduais o que mais me incomoda nesses últimos anos do Grêmio. Imagino que a maior parte da torcida só vai considerar o jejum como encerrado com um título de maior expressão. Mas sempre fica a dúvida: Como é que um clube que não consegue se organizar para vencer uma disputa local vai conseguir alcançar objetivos maiores? Esse ano o Grêmio teve algumas vantagens consideráveis (fez mais jogos em casa na primeira fase, adversário pensando na Libertadores) e não aproveitou.

Impressionante como time repetiu o que já tinha feito no primeiro jogo e seguiu atacando praticamente só pelo lado esquerdo. 

Eu não vi tanta diferença nas faltas que explicasse o fato de o Valdivia ter tomado cartão amarelo pelo carrinho que acertou no Luan enquanto o Rhodolfo levou vermelho por entrada parecida em Sasha. Talvez tenha sido só pela aquela velha tradição de expulsar um atleta do Grêmio no final dos Grenais. Mas a derrota do domingo não passa, de forma alguma pela arbitragem. Passa, isso sim, pelos terríveis 20 minutos iniciais, onde o time praticamente entregou a taça para o co-irmão.

Não sei se o Walace tem problemas disciplinares. Não se se ele tem alguma questão contratual pra resolver com o clube. Mas pela bola que joga ele não pode ser reserva desse time do Grêmio.


Fotos: Alexandre Lops (S.C.Internacional), Diego Guichard  e Tomás Hammes (GloboEsporte) e Marcelo Campos (MCDEZ Comunicação)


Internacional Inter 2x1 Grêmio Grêmio


INTERNACIONAL: Alisson; William, Ernando, Alan Costa e Geferson (Alan Ruschel, 35'/2ºT); Rodrigo Dourado, Aránguiz, Valdívia e D'Alessandro (Alex, 24'/2ºT); Eduardo Sasha e Nilmar (Lisandro López, Intervalo)
 TÉCNICO: Diego Aguirre

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matias Rodríguez, Erazo, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Felipe Bastos (Wallace, 28'/1ºT), Maicon, Giuliano, Douglas (Éverton, 24'/2ºT) e Luan; Braian Rodríguez (Yuri Mamute, Intervalo)
TÉCNICO: Luiz Felipe Scolari

Gauchão 2015 - Final - Jogo de volta
Data: 03/05/2015, domingo, 16h00min
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Público:  41.791 (37.227 pagantes)
Renda: R$ 1.993.870,00
Árbitro: Leandro Vuaden (Fifa/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS)
Cartões amarelos:  Felipe Bastos, Aránguiz, Ernando, Valdívia, Marcelo Oliveira e Wallace
Cartão vermelho:  Rhodolfo (aos 43 do segundo tempo).
Gols:  Nilmar, aos sete minutos; Valdívia, aos 18 minutos e Giuliano aos 47 minutos do primeiro tempo

Nenhum comentário: