segunda-feira, fevereiro 01, 2016

Gauchão 2016 - Brasil de Pelotas 1x3 Grêmio


O Grêmio fez dua etapas bem distintas na sua primeira partida do Gauchão 2016. No primeiro tempo o tricolor parecia atrapalhado. Tomou um gol logo aos 8 minutos, num escanteio em que a bola cruzou a pequena área gremista e Cleverson se aproveitou da saída equivocada de Marcelo Grohe para completar para as redes. Com Maicon  jogando como terceiro homem de meio campo,  o Grêmio não encontrava muita alternativas para sair do jogo truncado proposto pelo o Brasil, que interrompia qualquer iniciativa de avanço já na altura da linha de meio campo. Ainda assim, o tricolor teve algumas situações. Aos 37 minutos, mesmo sofrendo um pênalti não assinalado pela arbitragem, Luan obrigou Eduardo Martini a fazer boa defesa. E aos 42, o mesmo Luan roubou uma bola no ataque e apareceu dentro da área para receber o passe de Maicon e empatar a partida.

Roger mudou o time para o segundo tempo. Sacou Edinho, recuou Maicon e colocou Pedro Rocha em campo. E o jogo do Grêmio passou a fluir com mais facilidade. Aos dois minutos Luan passou fácil pelo marcador e cruzou para Everton marcar, de cabeça, o 2x1. Aos 14, Maicon, vindo de trás com a bola dominada, deu bom passe para Pedro Rocha marcar o terceiro.


É óbvio que o Grêmio iria/vai se ressentir da ausência de Giuliano. Roger precisa testar alternativas e tem poucas peças para fazer isso. Mas essa ideia de adiantar o Maicon não me parece ser a melhor. Ele nunca tinha jogado assim no Grêmio e nunca fez essa função no São Paulo. É um jogador que cai de rendimento quando precisa receber de costas para o gol e cresce quando pode vir mais de trás. A alternativa usada na última vez que Giuliano ficou de fora (contra o Atlético-MG), de usar Everton e Pedro Rocha pelos lados, parece funcionar melhor, por mais que o time perca em toque de bola e fique demasiadamente vertical.

No primeiro tempo o Brasil de Pelotas cometeu 15 faltas, contra 9 do Grêmio. Contudo o juiz  mostrou 5 cartões amarelos para os tricolores e somente 2 para os xavantes.

O Grêmio usou uma meia azul que não havia sido divulgada nas imagens do lançamento dos  novos uniformes. Achei legal, funciona melhor quando o Grêmio é obrigado a usar a camisa tricolor com calção branco. Só espero que ela seja colocada a venda (diferente do que aconteceu com a meia azul usada em 2015).

Fotos: Lucas Uebel (Grêmio.net)

Brasil de Pelotas 1x3 Grêmio

BRASIL DE PELOTAS: Eduardo Martini; Wender, Camilo, Teco e Xaro; Leandro Leite, Washington, Moisés (Galiardo, 25'/2ºT) e Diogo Oliveira; Cleverson (Marcos Paraná, 12'/2ºT) e Nena (Ramon, 12'/2ºT)
Técnico: Rogério Zimmermann

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Geromel, Kadu e Marcelo Oliveira; Walace, Edinho (Pedro Rocha, Intervalo), Maicon (Moisés, 30'/2ºT), Douglas e Éverton; Luan (Bobô, 35'/2ºT) Técnico: Roger Machado.

01ª Rodada - Campeonato Gaúcho 2016
Data: 31/1/2016, domingo, 17h00min
Local: Estádio Centenário, Caxias do Sul - RS
Público: 2.946
Renda: R$ 107.210,00
Árbitro: Rafael da Silva Alves (RS)
Auxiliares: Julio Cesar Rodrigues dos Santos (RS) e Marcos Vinícius Gonçalves dos Santos (RS) Renda/Público: N
Cartões amarelos: Washington, Leandro Camilo e Teco (BRA); Wallace Oliveira, Maicon, Kadu, Edinho e Marcelo Grohe
Gols: Cleverson, aos oito minutos; Luan, aos 42 minutos do primeiro tempo. Éverton, aos dois minutos; Pedro Rocha (G), aos 14 minutos do segundo tempo.

Nenhum comentário: