domingo, abril 24, 2016

Médias de Público na Fase de Grupos da Libertadores



Fiz um levantamento da média de público e renda dos times brasileiros na fase de grupos da primeira fase da Libertadores. O Grêmio tem a 2ª melhor média de público e a 3ª melhor média de renda.

É preciso ressaltar que alguns comparativos ficam prejudicados. Apenas Corinthians divulgaram o público pagante e total de todos os seus jogos em casa. Na questão das rendas, um comparativo mais completo levaria em conta a questão dos sócios e sócio-torcedor. No Grêmio, os sócios patrimoniais/contribuintes não pagam ingresso, mas a cada um que vai ao jogo é atribuído um valor para fins de pagamento de taxas e impostos. De tal modo, na realidade o Grêmio arrecada menos por jogo do que essa média acima.

Por curiosidade, deixo abaixo a média de público do Grêmio nas outras fases de grupos de Libertadores que participou. Lembrando que em 1984 e 1996 o Grêmio não jogou a fase de grupos e que nessa conta não entram os jogos de primeira fase (ou Pré-Libertadores). Na atual edição o Grêmio teve sua segunda melhor média.


Um comentário:

Anônimo disse...

AK ,depois fale do jogo contra o Ju